A SEAM, A SURFACE, A HINGE, OR A KNOT

A SEAM, A SURFACE, A HINGE, OR A KNOT
2019 | 58.ª Exposição Internacional de Arte La Biennale di Venezia

Nick Ash

2019 | 58.ª EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE ARTE LA BIENNALE DI VENEZIA

"a seam, a surface, a hinge, or a knot", de Leonor Antunes, é o projeto que representa Portugal na 58.ª Exposição Internacional de Arte La Biennale di Venezia. que abriu ao público no dia 11 de maio, no Palazzo Giustinian Lolin. Com curadoria de João Ribas e comissariado a cargo da Direção-Geral das Artes, a exposição vai estar patente até 24 de novembro. 

Criada especificamente para o piso nobre do Palazzo Giustinian Lolin, "a seam, a surface, a hinge, or a knot" reflete a pesquisa da artista plástica Leonor Antunes sobre o trabalho de figuras relevantes no contexto da arquitetura de Veneza, como Carlo Scarpa, Franco Albini e Franca Helg e, mais recentemente, Savina Masieri e Egle Trincanato. 

"a seam, a surface, a hinge, or a knot" envolve história de arte, arquitetura e design, refletindo sobre as funções dos objetos do quotidiano e contemplando o seu potencial para se materializarem como esculturas abstratas.

Leonor Antunes está interessada em explorar o modo como as tradições artesanais de várias culturas se cruzam nesta história, ligando, por exemplo, o conceito japonês de “Shakkei”, que denota o uso de uma paisagem de fundo no projeto de um jardim, com o trabalho de Scarpa e formas de artesanato originárias de Itália, Japão e Portugal. Alguns elementos da exposição são fabricados na Falegnameria Augusto Capovilla, uma das carpintarias venezianas ainda ativas e que trabalharam diretamente com Scarpa. 

A 58ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia, com curadoria de Ralph Rugoff, diretor da Hayward Gallery de Londres, tem como tema "May You Live In Interesting Times". Este tema, segundo o curador, «tem como objetivo dar as boas-vindas ao público para uma experiência expansiva de profundo envolvimento, assimilação e aprendizagem criativa que a arte nos proporciona», pois «talvez a arte possa oferecer orientações que nos ajudem a viver e pensar nesses “tempos interessantes”».

/
Mais informações:
Site Oficial do Projeto