Audições para Orquestra de Jovens da UE

Audições para Orquestra de Jovens da UE
2019

Portugal faz parte da Orquestra de Jovens da União Europeia (EUYO - The European Union Youth Orchestra) desde 1986. As audições realizam-se anualmente em cada um dos 28 estados membros da União Europeia, cabendo à Direção‐Geral das Artes a organização das provas nacionais.

Em 2019, as audições preliminares decorreram nos dias 19, 20 e 21 de outubro, no Conservatório de Música do Porto, e nos dias 27 e 28 de outubro, nas instalações da Orquestra Metropolitana, em Lisboa. A audição final decorreu no dia 11 de novembro, no Conservatório de Música do Porto. 

Nas audições preliminares participaram 329 jovens músicos (instrumentistas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão e harpa), tendo sido selecionados para a audição final 44. 

Foram selecionados para a EUYO 9 músicos como membros efetivos e 14 na qualidade de reserva.

Os membros da EUYO têm direito a aulas, viagens, alimentação e alojamento gratuitos, bem como a oportunidade de participar na digressão de verão da Orquestra que ocorre geralmente em agosto. Esta digressão é precedida de duas semanas de cursos e ensaios com reputados professores de orquestras e de conservatórios europeus.

Paralelamente à preparação para a digressão, o período de ensaios é igualmente preenchido com sessões de música de câmara, com atividades desportivas e outras atividades recreativas, que permitirão aos jovens músicos tirar o melhor partido do trabalho a desenvolver num ambiente multidisciplinar e multicultural. 

_
Conteúdos relacionados:
Três jovens músicos portugueses da EUYO em digressão no Canadá e em Cuba

_
Mais informações:
www.euyo.eu