Windows, de José Capela, no MNAA, Lisboa

Windows, de José Capela, no MNAA, Lisboa
2020-2021 | Circulação Nacional da Representação Oficial Portuguesa na PQ19

pq19menu_01_0.png
Circulação Nacional
Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa
11 dez_2020 > 25_abr_2021


Depois de representar Portugal na Quadrienal de Praga 2019, a instalação "Windows", de José Capela, foi apresentada ao público português no dia 11 de dezembro de 2020, no MNAA — Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, onde ficou patente até 25 de abril de 2021.

Windows foi o projeto da Representação Oficial Portuguesa na 14.ª Quadrienal de Praga Performance Design and Space (PQ19), a mais importante mostra internacional de cenografia e arquitetura teatral, que decorreu de 6 a 16 de junho de 2019, dedicada ao tema “Imaginação, Transformação, Memória”, sob direção-geral de Pavla Petrová.

Comissariada pela Direção-Geral das Artes, a representação portuguesa integrou a secção Countries da PQ, tendo ocupado, pela primeira vez, a área central do seu principal espaço expositivo, considerado o coração da Quadrienal de Praga desde que foi fundada em 1967. A instalação — também apoiada pela Universidade do Minho, a que José Capela está ligado como docente dos cursos de arquitetura e de teatro — inaugurou no dia 6 de junho, no Palácio Industrial Výstaviště.

A representação portuguesa contou, ainda, com o lançamento do catálogo W : JC + JCD, uma edição de José Capela e José Carlos Duarte, no dia 10 de junho de 2019, no Studio Hrdinů do Veletržní Palác, tendo-se seguido a apresentação da performance “As Metamorfoses de Ovidio”, pela mala voadora, e a realização de uma festa de comemoração do Dia de Portugal. Nestes eventos — apoiados pela Embaixada de Portugal em Praga e pelo Instituto Camões — participaram cerca de 400 espetadores.

A Quadrienal de Praga 2019 contou com mais de 70.000 visitantes, tendo assistido à instalação de José Capela cerca de 15.000.


"A maior parte de nós passa o dia a olhar para monitores e ecrãs, numa situação curiosamente semelhante à do público que olha para um palco tradicional: em frente a uma janela, fora da realidade percecionada. Windows é uma instalação em torno do ato de ver e dos mecanismos de representação que criam e condicionam o ato de ver o palco – entre a tradição iniciada pela invenção da perspetiva e a condição contemporânea das imagens.

A instalação Windows é constituída por um conjunto de contentores espelhados com uma dupla função enquanto dispositivos: (1) eles são um pedaço de paisagem que reflete a paisagem em seu redor e (2) cada contentor tem uma forma que é deduzida dos mecanismos de visão e/ou representação usados nos cenários que, em miniatura, podem ser vistos no seu interior. Em cada contentor evoca-se um modo de ver: the right point of view, 2D / 3D, one side at a time, what is already there.

Os cenários representados são da autoria de José Capela (diretor artístico, com Jorge Andrade, da mala voadora), e o catálogo W : JC + JCD reúne imagens dos 11 anos em que José Carlos Duarte tem vindo a fotografar esses cenários, muitas vezes eles próprios produzidos a partir de fotografia da sua autoria.

No Museu Nacional de Arte Antiga, a instalação é agora adaptada às suas temáticas e ao seu espaço: privilegiando cenários que partem de património histórico — ou que partem, mais concretamente, de imagens desse património — e dando-lhe um novo enquadramento site-specific na sala dos Passos Perdidos do Museu".

(José Capela)


pq19menu_windowsgaleria_0.png

© mala voadora

noticia_windows_reabertura_mnaa_02_0.png

noticia_windows_reabertura_mnaa_03_0.png

 

 


pq19menu_windowsfichatecnica_0.png

Instalação no Museu Nacional de Arte Antiga
Conceção: José Capela, com assistência de João Pedro Fonte
Edição de imagem: António MV e José Carlos Duarte
Luz: Rui Monteiro
Construção das maquetas: João Pedro Fonte e Mário Ortega, com assistência de João Ortega
Construção das estruturas: Américo Castanheira, Braselino Ramalho, Cláudio Santos, Luísa Rodenas e Valdemar Santos
Produção e coordenação técnica: João Pedro Fonte
Produção mala voadora: Patrícia Costa, Pedro Jordão e Andreia Bento
Organização: Direção-Geral das Artes e Museu Nacional de Arte Antiga

Representação Oficial Portuguesa na PQ19
Comissariado: Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes
Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues
Subdiretora-Geral das Artes, Maria João Soares
Diretor de Serviços de Apoio às Artes, Nuno Moura
 Gestão de Projeto, Rui Teigão
Comunicação, Susana Neves


Saiba mais:

Portugal na PQ2019