"Paraíso hoje." na 19ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia

PARAÍSO HOJE
Representação Oficial Portuguesa na 19ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia
10 maio > 23 novembro 2025
Fondaco Marcello, Veneza, Itália
"Paraíso, hoje.," abriu ao público no dia 10 de maio de 2025, com curadoria de Paula Melâneo, Pedro Bandeira, Luca Martinucci e curadoria-adjunta de Catarina Raposo e Nuno Cera. O projeto esteve patente até dia 23 novembro de 2025 no Fondaco Marcello e contou com 5.000 visitantes, entre os quais profissionais da área, estudantes e investigadores, famílias e público em geral, vindos de todo o mundo.
"Paraíso, hoje.," convidou à reflexão sobre a construção cultural da Paisagem, dentro e fora de Portugal – porque o tema da relação entre arquitetura e Paisagem extravasa fronteiras. No Pavilhão de Portugal, foi possível, durante os 7 meses em que esteve patente, experimentar a instalação visual e sonora, interativa composta por vídeos de paisagens reais portuguesas captados por Nuno Cera, que foram manipulados digitalmente, com recurso a IA, pelo Studio1825; folhear o Atlas de imagens com centenas de contributos de arquitetos e fotógrafos; e ainda ver todos os postais que foram enviados à equipa curatorial durante a Open Call.
O lançamento do livro "Atlas Paraíso, hoje." aconteceu no início de novembro de 2025 na Trienal de Arquitetura de Lisboa, com conversas entre diversos intervenientes e no Pavilhão de Portugal, em Veneza, no dia 22 de novembro de 2025, seguido de uma leitura crítica feita pela arquiteta e investigadora Inês Moreira e um debate que juntou o arquiteto paisagista João Nunes, o professor Luigi Latini, e a curadora-adjunta deste projeto, a arquiteta paisagista Catarina Raposo, com moderação do professor Luca Zilio. Desenhado pelo estúdio vivóeusébio e editado pela Circo de Ideias, o livro é bilingue (português e inglês) e composto por dois volumes: um de imagens e outro de textos.
No decorrer da 19ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia a curadoria do projeto participou em diversos debates, conversas, podcasts, organizou visitas guiadas e workshops e foi alvo de interesse de inúmeras publicações digitais e em papel, nacionais e internacionais.
A Representação Oficial Portuguesa na 19ª Exposição Internacional de Arquitetura — La Biennale di Venezia foi comissariada pela DGARTES (Direção-Geral das Artes).
Sob o tema “Intelligens. Natural. Artificial. Collective.”, com curadoria de Carlo Ratti, a 19ª Exposição Internacional de Arquitetura registou 298 mil visitantes, além dos 17.584 visitantes que compareceram à pré-estreia. Metade do público eram estrangeiros e a outra metade italiana. A participação de jovens e estudantes com menos de 26 anos foi expressiva, totalizando mais de 84.000 pessoas, ou 28% do total de visitantes.



Créditos fotográficos: Nuno Cera
