Audições para a Orquestra de Jovens da União Europeia

Orquestra de Jovens da União Europeia
[Audições]
novembro 2025, Espinho e Lisboa
Para a temporada 2025/2026 da Orquestra de Jovens da União Europeia (OJUE) realizámos audições na Academia de Música de Espinho e na Escola Superior de Música de Lisboa (audição final, em novembro 2025), com a participação de um total de 202 candidatas/os. A iniciativa contou com a presença do Maestro Peter Stark, o diretor de ensaios da OJUE, em representação desta instituição. Os resultados serão anunciados no início de 2026, após a conclusão do processo de avaliação a nível europeu.
Em 2025, as audições da OJUE foram manifestamente significativas para os jovens músicos portugueses, registando-se 29,9 candidaturas por milhão de habitantes, mais de três vezes acima da média europeia que se situa em 9 candidaturas.
As candidatas e os candidatos selecionadas/os terão direito a aulas, viagens e estadia (alimentação e alojamento) gratuitas, e poderão participar nas digressões de primavera e verão da orquestra, atividades de formação e outras iniciativas ao longo do ano.
A OJUE é uma das mais conceituadas orquestras do mundo e um dos mais prestigiados projetos de transição entre a formação e a inclusão profissional de músicos a nível europeu. Fundada no Reino Unido, em 1976, reúne os mais talentosos jovens instrumentistas de cada um dos Estados-membros da União Europeia, assumindo-se como um projeto europeu de excelência. Para além de um programa de formação diversificado e inovador, com professores, maestros e solistas de renome internacional, a EUYO oferece aos seus jovens músicos a oportunidade de se apresentarem nas mais emblemáticas salas de concertos do mundo.
As audições em Portugal são organizadas e geridas pela Direção-Geral das Artes. Para a temporada anterior, a Orquestra de Jovens da União Europeia selecionou 33 músicos/as portugueses/as, um dos melhores resultados do país desde a adesão a este projeto em 1986.
