Audições para a Orquestra de Jovens da União Europeia

Audições para a Orquestra de Jovens da União Europeia
inscrições abertas até 30 de setembro

Estão abertas até 30 de setembro as inscrições para as audições de ingresso na próxima temporada (2013/2014) da Orquestra de Jovens da União Europeia / European Union Youth Orchestra (EUYO). Este ano, as audições destinam-se a todos os instrumentos da orquestra, incluindo piano. A primeira fase das audições decorre em Lisboa (22 e 23 de outubro) e em Espinho (28 a 30 de outubro). A audição final realiza-se em Lisboa, nos dias 19 e 20 de novembro.

Os candidatos devem ter entre 16 e 26 anos (inclusive) em 31 de dezembro de 2022 e ter passaporte de um dos atuais 27 estados-membro da União Europeia: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estónia, Eslováquia, Eslovénia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia e Suécia. Os candidatos podem fazer audições em qualquer país da União Europeia que seja o seu país de nacionalidade, residência ou estudo/trabalho.

Os membros da OJUE têm direito a aulas, viagens e estadia (alimentação e alojamento) gratuitas. Os candidatos que forem admitidos terão a oportunidade de participar na digressão de verão da Orquestra que ocorre geralmente em agosto. Esta digressão é precedida de duas semanas de cursos e ensaios com reputados professores de orquestras e de conservatórios europeus. Paralelamente à preparação para a digressão, o período de ensaios será igualmente preenchido com sessões de música de câmara, com atividades desportivas e outras atividades recreativas, que permitirão aos jovens músicos tirar o melhor partido do trabalho a desenvolver num ambiente multidisciplinar e multicultural. Os membros da orquestra poderão ainda integrar outras digressões da orquestra durante a Páscoa de 2023.

Na Temporada de 2022 foram admitidos 30 músicos portugueses, entre os músicos que participaram num estágio ou em ambos, os que receberam uma recomendação para a Orquestra Jovem do Concertgebouw e os que ficaram na lista de reserva.

A EUYO é uma das mais conceituadas orquestras do mundo. Fundada no Reino Unido, em 1976, reúne os mais talentosos jovens instrumentistas de cada um dos Estados-membros da União Europeia, assumindo-se como um projeto europeu de excelência. Para além de um programa de formação diversificado e inovador, com professores, maestros e solistas de renome internacional, a EUYO oferece aos seus jovens músicos a oportunidade de se apresentarem nas mais emblemáticas salas de concertos do mundo. Portugal faz parte da EUYO desde 1986. 

 


REGULAMENTO

Consulte o Regulamento


INSCRIÇÕES

Aceda ao Formulário