Concurso para a Representação Portuguesa na Bienal de Arquitetura de Veneza 23

Concurso para a Representação Portuguesa na Bienal de Arquitetura de Veneza 23

Decorreu até dia 25 de outubro de 2022 a seleção, através de concurso limitado, do projeto curatorial e expositivo que irá representar oficialmente Portugal na 18.ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia 2023, com um montante financeiro global disponível de 350.000 € (trezentos e cinquenta mil euros).

O conjunto de curadores/equipa curatorial convidados a apresentar propostas é composto por Ricardo Carvalho, Andreia Garcia e Atelier do Corvo (Carlos Antunes, Désirée Pedro). A comissão de apreciação é constituída por Paulo Carretas (técnico superior da DGARTES), que coordena, Joaquim Moreno, Isabel Ortins Simões Raposo, Julia Albani e Nuno Grande (especialistas).

Os projetos devem relacionar-se com o tema " O Laboratório do Futuro”, proposto pela Curadora da Bienal, Lesley Lokko, arquiteta e escritora, que nos últimos 30 anos tem refletido no seu trabalho sobre as relações entre ‘raça’, cultura e espaço.

As propostas candidatas deverão ainda ter em conta objetivos como a dinamização da internacionalização das artes e da cultura portuguesa através da cooperação com outros países; a valorização da dimensão educativa e da sensibilização para a cultura através de boas práticas de mediação de públicos; a sustentabilidade ambiental e a implementação de boas práticas ecológicas; o fomento da pesquisa e experimentação artísticas como práticas inovadoras do desenvolvimento e do conhecimento; a promoção da acessibilidade física, social e intelectual de todos os profissionais envolvidos nos projetos artísticos e dos respetivos públicos.

A Representação Oficial Portuguesa ficará instalada no Palazzo Franchetti durante a 18.ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia 2023 que decorrerá entre 20 de maio e 26 de novembro de 2023.

 

_
MAIS INFORMAÇÕES

Conheça os detalhes deste programa de apoio no Balcão Artes