Associação Meridional de Cultura

Teatro
Associação Meridional de Cultura
Lisboa e vale do Tejo

Teatro Meridional

/
Área artística: Teatro
Tipo de entidade: Mista (Criação e Programação)
Região: Área Metropolitana de Lisboa (exerce predominantemente atividade em Lisboa)
Início da atividade profissional continuada: 1992
Direção artística: Miguel Seabra

/
Historial: 
"Projeto fundado em 1992, o Teatro Meridional é uma Companhia portuguesa vocacionada para a itinerância que procura nas suas montagens um estilo marcado pelo protagonismo do trabalho de interpretação do ator, fazendo da construção de cada objeto cénico uma aposta de pesquisa e experimentação. Mantendo uma atenção permanente a questões sociais, politicas, funcionais e de valores, procura que os projetos que concebe, pesquisa e constrói, se alicercem numa ligação permanente com o(s) outro(s), em diálogo atual e atuante com as plateias, procurando
reinventar estéticas e discursos, fazendo de cada projeto um desafio interno de crescimento e questionamento.
As principais vias de atuação artística do Teatro Meridional prendem-se com a encenação de textos originais (lançando o desafio a autores para arriscarem a escrita dramatúrgica), com a criação de novas dramaturgias baseadas em adaptações de textos não teatrais (com relevo para a ligação ao universo da lusofonia, procurando fazer da língua portuguesa um encontro com a sua própria história), com a encenação e adaptação de textos maiores da dramaturgia mundial, e com a criação de espetáculos onde a palavra não é a principal forma de comunicação cénica, dando particular enfoque no questionamento da matriz identitária portuguesa. Após 20 anos de trabalho, não duvidamos ter contribuído com uma oferta diversificada de propostas, procurando internamente novos desafios, visando alcançar diferentes públicos e respondendo a diferentes necessidades sociais, estéticas e teatrais, havendo nessa diversidade uma estética e uma ética reconhecíveis nos trabalhos do Teatro Meridional.

Os seus trabalhos já foram apresentados em 19 países – Argentina, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Espanha EUA, França, Itália, Jordânia, Marrocos, México, Paraguai, Roménia, Rússia, Timor, Uruguai - para além de realizar uma itinerância anual por Portugal Continental e ilhas. Desde 1992, ano da sua fundação, os trabalhos do Teatro Meridional já foram distinguidos 24 vezes a nível nacional e 9 a nível internacional, sendo de relevar o Prémio do Público no 29º FIT Almada (2012) - com o espetáculo "O Sr. Ibrahim e as Flores do Corão", encenado por Miguel Seabra - e a atriz Carla Galvão ter recebido o recente Prémio Time Out Lisboa na categoria Melhor Ator, pela sua participação na peça "Anjos com fome", encenada por Natália Luiza.

Em termos de percurso geral, destacamos o Prémio Acarte Madalena Perdigão (F.C.Gulbenkian, 1992), o Prémio da Crítica (Ass. Port. Críticos de Teatro, 1994 e 2004) e mais recentemente aquele que é considerado o mais importante galardão europeu do mundo do teatro, o XII Prémio Europa de Teatro - Novas Realidades Teatrais (União dos Teatros Europeus, 2010), sendo que o júri da UTE justificou a distinção pela aposta do TM numa 'política de reportório que alia níveis artísticos elevados à abertura a novos textos literários'".

/
Contactos:
Rua do Açúcar, nº 64 - Beco da Mitra
1950-009 Lisboa
geral@teatromeridional.net
+351 918 046 631

/
Mais informações:
www.teatromeridional.net
www.facebook.com/teatro.meridional