Associação Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira

Música
Associação Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira
Norte

Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira

/
Área artística: Música
Tipo de entidade: Mista (Criação e Programação)
Região: Norte (exerce predominantemente atividade em Santa Maria da Feira, Aveiro)
Início da atividade profissional continuada: 2004
Direção artística: Paulo Martins

/
Historial: 

A Orquestra de Jovens SM Feira surgiu em 1994 como uma formação que, anualmente, reunia os jovens músicos do Concelho, para os Estágios de Verão. No ano de 1997 esta formação adquiriu um caráter permanente, resultado do esforço conjunto da Câmara Municipal de SM Feira e das escolas oficiais de música do Concelho, nomeadamente o Conservatório de Música de Fornos e as Academias de Música de Santa Maria da Feira e de Paços de Brandão. A direção artística ficou, então, sob a alçada do Maestro Osvaldo Ferreira que, de 1997 até 2004, foi o principal responsável pela implementação e desenvolvimento deste projeto musical. Em 1998, dado o elevado número de instrumentistas de sopro interessados identificou-se a necessidade de avançar para uma estrutura que absorvesse estes músicos. Optou-se pela criação da Banda Sinfónica de Jovens de SM Feira, uma estrutura que funciona em paralelo com a Orquestra de Jovens. Foi convidado para assumir a direção desta formação o músico Paulo Martins, que, desde 1998 até 2004, assumiu, também, a função de Maestro Assistente da
Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de SM Feira. Enquanto projeto musical, a Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de SM Feira, contou, desde o início, com a experiência formativa de diversos maestros nacionais e estrangeiros, tais como: Carlos Fontes, Leonardo Barros, Ivo Cruz, Sokhiev Tugan, Joana Carneiro, Cesário Costa, Ernest Schelle, José Pascual Vilaplana e Jan Cober, António Saiote, Teodoro Aparício Barberán, Rafael Garrigos.

A Orquestra e a Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira cumprem objetivos de índole social pedagógica e didática, proporcionando um convívio saudável e a partilha de experiências a todos os jovens executantes que, numa fase determinante da sua formação, têm a oportunidade de integrar um projeto musical, que poderá marcar definitivamente a sua carreira profissional, despertando-lhes o gosto por uma arte que, de outra forma, poderia não se manifestar. Atualmente a Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira tem procurado instituir uma vertente mais pedagógica a este projeto cultural, no sentido de o enquadrar na perspetiva da educação para as artes. Para o efeito, em parceria direta com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira estão a ser desenvolvidos diversos projetos que visam o envolvimento dos docentes das Atividades de Extensão Curricular da Escolas Básicas do município de Santa Maria da Feira, no desenvolvimento de atividades educacionais e formativas, visando a sensibilização das crianças e jovens para a Música.

A atuação da Orquestra e da Banda Sinfónica em vários pontos, tanto do concelho, como do país e no estrangeiro, permite o contacto com alguns nichos populacionais que, de outro modo, não teriam acesso a este tipo de espetáculos, assumindo assim, um papel de grande relevo cultural.

/
Contactos:
Praça da República Apartado 133
4524-909 Santa Maria da Feira
orquestrajovens@gmail.com
+351 256 370 844 / +351 912 544 056

/
Mais informações:
http://orquestraebanda.blogspot.pt/
www.facebook.com/orquestraebandasmfeira/