CMT - Companhia de Música Teatral

Música
CMT - Companhia de Música Teatral
Lisboa e vale do Tejo

"Zyg"

CMT

/
Área artística: Música
Tipo de entidade: Criação
Região: Área Metropolitana de Lisboa (exerce predominantemente atividade em Lisboa)
Início da atividade profissional continuada: 1999
Direção artística: Helena Silva e Paulo Silva

/
Historial: 
A Companhia de Música Teatral (CMT) tem como missão conceber projectos artísticos e educativos em que a Música é ponto de partida para a interacção entre várias técnicas e linguagens de comunicação artística dentro de uma estética que vai da "música cénica" ao "teatro-musical".
As origens da CMT radicam no cruzamento dos percursos artísticos e académicos de Paulo Maria Rodrigues e Helena Rodrigues: em 1994, Helena Rodrigues começava a introduzir em Portugal as ideias de Edwin Gordon sobre aprendizagem musical, influenciando a formação de vários profissionais interessados na área; simultaneamente, Paulo Maria Rodrigues, após a realização de estudos de doutoramento em Bioquímica e Genética Aplicada e uma pós graduação em Ópera, desenvolvia em Londres projetos com crianças combinando Música, Teatro e Dança. Após uma colaboração frutífera, de que resultaria a apresentação de "O Gato das Notas" na Expo 98, constituiu-se a cooperativa Companhia de Música Teatral. Desde então, a CMT tem desenvolvido um trabalho de articulação entre a investigação académica, a produção artística, a criação tecnológica, o envolvimento da comunidade e a divulgação de ideias sobre a importância da experiência musical em especial nas idades mais precoces. O historial da CMT inclui uma diversidade de criações originais que foram desenvolvidas e apresentadas para vários tipos de públicos. Entre os projectos mais emblemáticos contam-se BebéBabá, concebido em 2001 para Pais com bebés, e Grande Bichofonia, exemplo de "formação artística imersiva" para professores em associação à publicação Enciclopédia da Música com Bicho. Entre os espetáculos, destacam-se: “Uma Prenda para Eugénio de Andrade”, “As Cidades e a Serra”, “Cyberlieder”, “Bebé Plim-Plim” “Zyklus op.3”, “A Flauta Quase Mágica”, “Andakibébé”, “Nós e Voz”, “MNF/ Morte e Nascimento de Uma Flor”, “As Águias Voam Legatto”, “Zoo Lógico”, “Bichofonia Concertante - Opus Formiguinha”, “AliBaBach”, “Babelim”, “Anatomia do Piano” e o ciclo “Peça a Peça”. Noutro tipo de formato temos “BébéCúcú”, “Tribunal da Ralação”, “Gamelão de Porcelana e Cristal” e “Um Plácido Domingo”. De referir ainda um conjunto de publicações em formato de livro, CD e DVD associadas às respectivas criações artísticas.
O trabalho da CMT é regularmente apresentado em encontros organizados por prestigiadas associações científicas e educativas.
Desde 2011 que a CMT desenvolve um conjunto de boas práticas artísticas e educativas dirigidas à infância no âmbito de Opus Tutti e a partir de 2015 também através do projeto GermInArte , ambos apoiados pela Fundação Calouste Gulbenkian. A Companhia de Música Teatral tem contado com o apoio regular da DG Artes, é membro da RESEO e tem apresentado os seus trabalhos em Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Áustria, Alemanha, Bélgica, Finlândia, Dinamarca, Polónia, Grécia, Chipre, República Checa, Lituânia, Brasil, Estados Unidos da América, Canadá, África do Sul, Macau, China, Hong-Kong e Tailândia.

/
Contactos:
Rua Sam Levy 1 - Ed. F - 4D
1400-391 Lisboa
cmt@musicateatral.com
213014621 / 969572521

/
Mais informações:
www.musicateatral.com 
opustutti.blogspot.com