Associação Cultural Companhia Clara Andermatt

Dança
Associação Cultural Companhia Clara Andermatt
Lisboa e vale do Tejo

ACCCA (2004) "O Canto do Cisne" / Ballet Gulbenkian © Alceu Bett

ACCCA - Companhia Clara Andermatt

/
Área artística: Dança
Tipo de entidade: Criação
Região: Área Metropolitana de Lisboa (exerce predominantemente atividade em Lisboa)
Início da atividade profissional continuada: 1991
Direção artística: Clara Andermatt

/
Historial: 
A Companhia Clara Andermatt, uma companhia de autor criada em 1991 e formalizada como Associação Cultural em 1997, concentra-se essencialmente no desenvolvimento e sustentação das atividades artísticas e pedagógicas da coreógrafa Clara Andermatt, e presta apoio logístico e administrativo a alguns criadores com os quais partilha afinidades artísticas. Com uma presença destacada no universo da dança contemporânea, a Companhia Clara Andermatt desenvolve a sua atividade ao nível da criação, produção, formação, cooperação e difusão de projetos artísticos. Em 2011, a ACCCA completou 20 anos de atividade contínua demonstrando estabilidade e solidez na qualidade do trabalho desenvolvido e a capacidade de se relacionar com diferentes realidades profissionais, sociais e culturais. É financiada pelo Ministério da Cultura desde o seu início, beneficiando de apoio plurianual desde 2001.
A ACCCA produziu cerca de 50 peças da coreógrafa Clara Andermatt, entre produções diretas e produções assumidas por outras instituições, que circularam em mais de 15 países. Estabelece parcerias de coprodução com diversas entidades e conta com o apoio regular de instituições de referência em Portugal e no estrangeiro (ex:Serviço de Cooperação para o Desenvolvimento/FCG; Instituto Camões; Ministério da Cultura de Cabo Verde; MAPP – Multi Arts Projects and Productions(EUA),O Espaço do Tempo, entre outras.) o que revela a confiança que depositam na qualidade do seu trabalho.
Promove regularmente ações de formação convidando formadores de várias áreas e responde a solicitações de entidades exteriores para orientar atividades pedagógicas. Dada a natureza do seu trabalho, a Companhia atrai públicos diversificados ultrapassando largamente o segmento mais habitual dos espetáculos de dança contemporânea.
A ACCCA estabeleceu durante 7 anos um intercâmbio de cooperação cultural com Cabo Verde com a criação de 5 obras com intérpretes cabo-verdianos, várias ações de formação e colaborações com artistas locais de diferentes áreas, que marcaram de uma forma irreversível o percurso de Clara Andermatt e da Companhia.
O percurso de Clara Andermatt tem sido caraterizado pela viagem, e é nesse viajar continuado, repleto de encontros, trocas e partilha de saberes: o contato com o outro, com as diferentes culturas, corpos, identidades, idiossincrasias, tempos e espaços, que está a origem do seu trabalho.
A pluridisciplinaridade é consequentemente uma característica marcante, radicada na convicção de que o cruzamento de diferentes linguagens, metodologias e técnicas enriquece o universo da criação contemporânea em geral e da linguagem coreográfica em particular.
Ao longo do seu percurso a ACCCA tem sido comtemplada com vários prémios relevantes através das criações de Clara Andermatt.
No planeamento da sua atividade procura concretizar projetos em coerência com o seu passado e afirmação estética, em simultâneo com a constante reflexão, experimentalismo e abertura a novos conceitos e desafios.

/
Contactos:
Rua Luz Soriano, n.º 67, 3º - sala 40
1200-246 Lisboa
E. geral@ccandermatt.com
T. +351 968 707 686 / +351 21 590 3105

/
Mais informações:
www.ccandermatt.com
www.facebook.com/ACCCAndermatt
www.instagram.com/acccandermatt
https://vimeo.com/accca
www.youtube.com/user/ACCCANDERMATT