DuplaCena, Produção e Realização de Festivais, Espectáculos e Audiovisuais, Lda.

Cruzamento disciplinar
DuplaCena, Produção e Realização de Festivais, Espectáculos e Audiovisuais, Lda.
Lisboa e vale do Tejo

"Hearing", de Amir Reza Koohestani, no Temps d'Images Lisboa 2017

DuplaCena

/
Área artística: Cruzamentos disciplinares
Tipo de entidade: Mista (criação e programação)
Região: Área Metropolitana de Lisboa (exerce predominantemente atividade em Lisboa)
Direção artística: António Camara Manuel
Início da atividade profissional continuada: 2004

/
Historial: 
A DuplaCena nasce em 2004 durante a edição do Festival Temps d’images (TDI LISBOA) com o objetivo de garantir os recursos humanos e administrativos que uma iniciativa de âmbito europeu assim o exige. Neste contexto foi reunida uma equipe multidisciplinar onde a gestão/direção artística, comunicação e design gráfico foram as áreas nucleares de produção aliados a uma presença muito ativa de técnicos de contas e gestão corrente e com um apoio sazonal de uma direção técnica.
António Câmara Manuel assume a direção da DC na coordenação e direção artística de todas as iniciativas desenvolvidas, alargando o âmbito da atividade da DC à produção de obras cinematográficas, expositivas, de edição e mantendo a nível internacional a presença do TDI na europa ao longo de 14 anos não obstante as restrições de financiamento impostas pela economia europeia nos últimos anos. 
Os objetivos da DC centram-se em divulgar e lançar novos artistas do panorama nacional e internacional comprovados pela história do TDI LISBOA. São artistas nacionais e internacionais devidamente consagrados como Rui Horta, Ana Shigula, Hector Zazou, Peter Molvaer, Clara Andermatt ou Ana e João Galante que comprovam ao longo da existência da DC a importância que o TDI LISBOA tem no panorama atual das artes performativas.
O FUSO - Anual de Vídeo Arte de Lisboa torna-se mais um dos eixos de atividade da DC, procurando responder a algumas iniciativas propostas no
âmbito do TDI LISBOA que pela sua dimensão e áreas temáticas necessitavam de espaço próprio de comunicação. O FUSO ao longo dos últimos anos tem-se vindo a afirmar no campo dos cruzamentos disciplinares, pois evoca na sua génese a plasticidade da imagem vídeo no espaço da cidade, criando assim um local de contemplação plástica onde o elemento público faz parte integrante da instalação. O FUSO é hoje uma marca internacional comprovado por inúmeras personalidades internacionais que o afirmam a cada ano que passa.
Em www.duplacena.com está alojada toda a informação dos projetos realizados ao longo destes tempos. TDI, FUSO, Arts Sauts, B24 – Evento cultural no Museu Berardo, Amália – Coração Independente, Comemorações do 35º aniversário do 25 de Abril, A Incrível Tasca Móvel, Message in a Peep Box – Zaragoza 2008, One Woman Show, …and then again…, entre outros.
Desde 2012 que o TDI LISBOA integrou a Bienal Artista na Cidade, evento que mereceu o prémio da revista TimeOut para o melhor evento do ano, tendo a DC produzido neste último ano o filme sobre a residência em Lisboa do artista Faustin Linyekula intitulado «Nunca as minhas mãos ficam vazias» de Miguel Munhá.

/
Contactos:
Rua da Horta Seca, 44 - 2.º Dto.
1200-221 Lisboa
+351 213 465 117 / +351 919 520 640
duplacena@duplacena.com

/
Mais informações:
www.duplacena.com
www.facebook.com/DuplaCena