Festival Internacional de Marionetas do Porto

Teatro
Festival Internacional de Marionetas do Porto
Norte

"A Paz de Aristófanes", pelo Teatro de Marionetas do Porto, no FIMP'19

FIMP - Festival Internacional de Marionetas do Porto

Área artística: Teatro
Tipo de entidade: Programação
Região: Norte (exerce predominantemente atividade no Porto)
Início da atividade profissional continuada: 1992
Direção artística: Igor Gandra
 


Desde o seu aparecimento em 1989, o Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP) definiu-se como um Festival de teatro contemporâneo para adultos, não excluindo todavia o público juvenil, para o qual criou uma programação complementar.

Com a atribuição ao FIMP do Prémio Sirena D Oro (Itália, 1992) foi reconhecido o trabalho feito pela dignificação do Teatro de Marionetas. Este Prémio significou o reconhecimento inequívoco do FIMP como acontecimento internacional. Foi também neste ano que formalmente foi constituída a associação Festival Internacional de Marionetas (FIM).

Se a nível internacional o FIMP ganhou um enorme prestígio e foi reconhecido como sendo uma das manifestações mais importantes a nível europeu, este prestígio deveu-se inegavelmente à qualidade da sua programação. Mas, o que verdadeiramente fez dele um Festival diferente foi sobretudo a sua afirmação como espaço aberto de formação, de experimentação, de diálogo e de cruzamento de géneros, de estéticas, de culturas, de países, de artistas, de espetadores, de jovens...

Um novo modelo do FIMP foi desenvolvido e implementado em 2005 e 2006, com um programa evolutivo comum denominado O Espaço do Encontro. Este programa centrado na ocupação da Praça D. João I, em síntese, procurou alargar o nosso campo de ação, cruzando novas disciplinas - circo e dança contemporâneos, a música e as artes plásticas com o teatro de marionetas e formas animadas, retomou a rua, o espaço público e reassumiu responsabilidades de formação quer de públicos quer de candidatos a profissionais das artes.

Em 2009 foi iniciado um novo ciclo particularmente centrado na zona da Cordoaria e nas relações de proximidade e vizinhança. Neste novo ciclo procurou-se conjugar uma certa forma de relacionamento do evento festival com a cidade, presente no ciclo anterior, com o regresso às salas da cidade.

Este ciclo foi marcado desde o início pelo súbito e prematuro desaparecimento de Isabel Alves Costa, fundadora, diretora artística e programadora do FIMP. A partir de de 2010 Igor Gandra assume a direção artística, com a nova direção artística é também renovada a equipa executiva do Festival. Entre 2010 e 2017 foi posta em prática uma linha de orientação que recentra o olhar do festival sobre as práticas da marioneta contemporânea na sua especificidade e na dimensão da sua transversalidade. (Texto: FIMP)

_
Contactos:
Travessa da Formiga, nº 65 - Espaço 1 - Piso 1
4300-207 Porto
(+351) 223 320 419
fim@fimp.pt
comunicacao@fimp.pt

_
Mais informações:
www.fimp.pt
www.facebook.com/2019Fimp/

 


O FIMP - Festival Internacional de Marionetas do Porto é apoiado pela Direção-Geral das Artes no âmbito do Programa de Apoio Sustentado às Artes 2020-2021 - Programação.