O Cão Danado e Companhia

Cruzamento disciplinar
O Cão Danado e Companhia
Norte

Boris Yeltsin (ensaios), 2012

Cão Danado

/
Área artística: Cruzamentos disciplinares
Tipo de entidade: Criação
Região: Norte (exece predominantemente atividade em Braga)
Início da atividade profissional continuada: 2002
Direçã artística: Paulo Cardoso

/
Historial: 
O Cão Danado e Companhia é uma associação cultural sem fins lucrativos criada em 2001. É uma estrutura de criação e de produção de artes que desenvolve o seu trabalho não só na área das artes performativas, mas também nas áreas das artes visuais, música, cinema e formação. O Cão Danado caracteriza-se pela pluralidade dos seus elementos, pela forma sinergética como desenvolve os seus projetos, não desenvolvendo um método redutor de ação, mas respondendo à realidade avaliando-a, adaptando-a, utilizando a sua capacidade de inovação e de perceção e reação; pela utilização dos seus recursos para a ação na realidade, e sua transformação; pela constante procura do aperfeiçoamento, com o eterno sentimento de insatisfação; pela necessidade de aprofundamento na investigação, procurando e desenvolvendo através dos seus elementos, pesquisas e participações fora do próprio grupo, não criando estagnações; pela incessante predisposição para o risco, a verdade e o compromisso.

/
Projetos:
2012: “Húmus” (em execução) a partir de Raúl Brandão, encenação Sara Barbosa, CACE Cultural
Porto; “Cassandra” 7 autores: Marta Freitas, Mickael de Oliveira, Jorge Palinhos, Tiago Rodrigues, Jorge Louraço Figueira, Jacinto Lucas Pires, Cláudia Lucas Chéu,7 atrizes, projeto de Nuno M Cardoso (em execução), apresentação no espaço Panmixia, CACE Cultural-Porto, com a CEJ na Biblioteca Lúcio Craveiro em Braga, Rádio Manobras no Porto e RUM, Braga; “Estação. Música_Pedro e o Lobo” Concerto Encenado, direção cénica Cão Danado, direção musical Eliana Veríssimo, coprodução Cão Danado e Academia de Música Costa Cabral, FEUP; “Estação.Cinema_FastForward”, performances e instalações inseridas no Festival Fast Forward, coprodução Cão Danado e Velha-a-Branca, Teatro Circo, Braga; “Boris Yeltsin” de Mickael de Oliveira, encenação Nuno M Cardoso, coprodução Cão Danado, Colectivo 84,São Luís Teatro Municipal, STLM-Lisboa e TAGV-Coimbra.
2011: Workshop com Pascal-Emmanuel Luneau, ESMAE-Porto; “Orestea Las Vegas” a partir de Oresteia de Ésquilo, direção Nuno M Cardoso, coprodução Cão Danado e Churras, Teatro Taborda-Lisboa; “Mnemósine” de Nuno M Cardoso e Marco Pereira, coprodução Cão Danado e Nyx, Mosteiro de São Martinho de Tibães-Braga; “Odisseia de Pedro Álvares Cabral” de Jorge Palinhos, encomenda para a Feira do Artesão de Belmonte; “Diário de Um Louco” de Nikolai Gógol, encenação Sara Barbosa a partir de Diário de Um Louco de Nikolai Gógol, produção Cão Danado, Mosteiro de são Martinho de Tibães-Braga; “Babilónia” de F. Arrabal a partir de Baal Babilonia, encenação Sara Barbosa, coprodução Cão Danado e Ass. Neagenia Intercultural de Barcelona, Mosteiro de S. Martinho de Tibães-Braga; Exp. de Bert Holvast alusiva a “Babilónia”, Mosteiro de S. Martinho de Tibães-Braga.
2001 a 2010: “Os Malefícios… do Sono”; Palestra com Sheila Callaghan; “A Fábrica”; “That Pretty Pretty”; “Maria Stuart”; “Emília Galotti”; “Processo K.”; “2xHeiner Müller”; “A nossa necessidade de consolo…”; “Estação.Primavera”; “Otelo”, Shakespeare”; “Dias Felizes”; “2x1”; “Pranto de Maria Parda”; “Sorrisos de Bergman”; “Gretchen”; “Galileu”; “Marguerite D.”; “Pranto de Maria Parda”; “Na Hora de Pôr a Mesa”; “A Menina e o Sabão”; “Psychosis”
Em coprodução com Realmente, Teatro Oficina, TNSJ, TNDMII
Locais: Leiria, Lisboa, Guimarães, Porto, Portalegre, Idanha-a-Nova, Braga, Viseu, Braga, Maia
2008 a 2012: Prog. Juventude em Ação: ”Across the ideas”-Letónia; “Street(he)art”-Itália; “Action & Reaction”-Irlanda; “Act for Interculturality”-Espanha; “CreARTivity”-Grécia; “Ice wonders”-Alemanha; “Puppet Thrill”-Alemanha; “CrativityUK”-Reino Unido; “OUT - A training course on outdoor education”-Malta.
2004 a 2006: Gestão da prog. cultural do Espaço Artes Múltiplas-Porto: 42 concertos e projetos musicais, com a participação de 95 músicos nacionais e estrangeiros, 32 exposições coletivas e individuais de 47 artistas.

/
Contactos:
Rua D. Gualdim Pais nº41 R/C trás
4700-423 Sé, Braga
(+351) 914 673 235
ocaodanado@gmail.com

/
Mais informações: 
www.caodanado.com
http://ocaodanadoecompanhia.blogspot.pt/