Orfeão de Leiria - Conservatório de Artes, Associação

Música
Orfeão de Leiria - Conservatório de Artes, Associação
Centro

Coro do Orfeão de Leiria

Área artística: Música
Tipo de entidade: Programação
Região: Centro (exerce predominantemente atividade em Leiria)
Início da atividade profissional continuada: 1946
Direção artística: António Vassalo Lourenço
 


O Festival Música em Leiria representa hoje o mais importante evento musical da região, contribuindo para a formação, sensibilização e qualificação de públicos através de uma ação continuada ao longo de mais de 3 décadas, considerando fundamental a captação de novos públicos.

Sustentado por uma lógica de programação consistente e de qualidade e atentando sobremaneira no desenvolvimento e resposta dos públicos a que se dirige, atingiu uma dimensão e impacto nacionais, sendo um interveniente incontornável entre as estruturas de programação musical nacionais.

Ao longo das suas 35 edições anuais e consecutivas, esta iniciativa veio captando novos públicos, atraindo parceiros, estimulando ideias, contribuindo, em geral, para a qualificação cultural do país, mas particularmente de uma região onde, ainda hoje, são bem patentes as carências no domínio cultural.

Paralelamente, o alcance do Festival estende-se também a outras estruturas com as quais interage, desde artistas e agrupamentos musicais, às empresas e entidades que, direta ou indiretamente, vêem os seus percursos cruzados a cada realização do Música em Leiria. A isso não será alheia a permanente atenção do Festival à produção artística nacional, confirmando de carreiras já consagradas e especialmente difundindo jovens artistas e agrupamentos nos primeiros passos nas suas vidas profissionais. Destacamos o acordo existente com o Prémio Jovens Músicos RTP/Antena 2, de oferecer uma atuação no «Música em Leiria» ao vencedor absoluto do certame, prática já vigente desde há seis anos. Pedro Neves, Vladimir Tolpygo, Pedro Gomes, Pedro Meireles, Samuel Bastos e Tamila Kharambura,
Ricardo Gaspar, Rui Pinheiro e Guilherme Sousa, Lourenço Sampaio e Agostinho Sequeira em 2016. Mas o Festival desde há muito ultrapassou as fronteiras nacionais, acolhendo prestigiados artistas, cuja presença em Leiria só demonstra o renome que o evento também conhece alémfronteiras. Fábio Biondi (Europa Galante), Sandrine Piau, Dagoberto Linhares, Renaud Garcia-Fons, Jordi Savall (Hesperion XXI), Gérard Lesne (II Seminário Musicale), Neobarock, The King’s Consort, Musica Antiqua Colónia, Jordi Savall, Arianna Savall, Dhafer Youssef são alguns exemplos.

A programação do «Música em Leiria» vem compreendendo sempre espetáculos para públicos mais jovens, complementando sempre que possível a acção de formação que o Orfeão de Leiria vem desenvolvendo junto das escolas ao longo do ano; vem diversificando a sua programação, tornando-a eclética ainda que rejeitando quaisquer estratégias populistas na tentativa de conquistar novos públicos; bem como introduzindo na própria programação genérica elementos pedagógicos, mesmo que de forma impercetível, no sentido de promover uma maior qualificação do seu público. Através da música e das emoções que a sua escuta provoca, perspetiva-se o mundo e a relação de cada um com aquilo que o rodeia. Reflete-se a atualidade, o passado, o futuro, a história e os mais ínfimos aspetos da vida.

_
Contactos:
Av. 25 de Abril
2400-265 Leiria
(+351) 244 829 550 / (+351) 938 238 700
geral@orfeaodeleiria.com

_
Mais informações:
website
facebook
 


O Orfeão de Leiria é apoiado pela Direção-Geral das Artes, no âmbito do Programa de Apoio Sustentado às Artes 2020-2021 - Programação