Orquestra de Câmara Portuguesa - Associação Musical

Música
Orquestra de Câmara Portuguesa - Associação Musical
Lisboa e vale do Tejo

OCP no Festival de Música de Alcobaça | Cistermúsica

Orquestra de Câmara Portuguesa

/
Área artística: Música
Tipo de entidade: Mista (criação e programação)
Região: Área Metropolitana de Lisboa (exerce predominantemente atividade em Oeiras, Lisboa)
Início da atividade profissional continuada: 2007
Direção artística: Pedro Carneiro

/
Historial: 
Pedro Carneiro assegura a direção artística da OCP, onde lidera a mais recente e virtuosa geração de instrumentistas. O CCB acolheu a OCP como Orquestra Associada, e desde então vai já 5ª Temporada como Orquestra em Residência no Centro Cultural de Belém. A OCP fez o Concerto Inaugural das temporadas 2007/08, logo na sua estreia e em 2010/11. A presença anual nos Dias da Música de Belém tem sido uma constante, abrindo espaço a novos solistas e maestros, como Pedro Amaral, Pedro Neves, Luís de Carvalho, Alberto Roque e José Gomes. A OCP já trabalhou com os compositores Emmanuel Nunes, Sofia Gubaidulina, Luís de Carvalho e Luís Tinoco; e tocou com Jorge Moyano, Carlos Alves, Cristina Ortiz, Sergio Tiempo, Gary Hoffman, Filipe-Pinto Ribeiro, Heinrich Schiff, entre outros.
A internacionalização deu-se em 2010 no City Festival of London, com 4 estrelas no The Times. A OCP abriu o 1º Festival das Artes de Coimbra, apresentou-se em Castelo Branco, Vila Viçosa, nos festivais de Alcobaça, Leiria e Paços de Brandão e nos concertos de Natal de Lisboa e Festival ao Largo do TNSC.
A Orquestra já preparou e estreou mais de 50 obras de compositores nacionais e estrangeiros, entre clássicos e contemporâneos. Para o seu corpo de orquestra base de 36 elementos foram já audicionados perto de 200
músicos. A OCP é um projeto com credibilidade e pertinência social e cultural, que nasce de uma ação genuína de cidadania proactiva, estando a levar à prática diversos projetos de Responsabilidade Social: O meu amigo toca na OCP, a OCPsolidária, a OCPzero e a OCPdois. A Linklaters Portugal é o primeiro patrocinador privado na história da OCP, ao apoiar o lançamento da OCPzero em 2010 – uma nova orquestra de jovens estudantes de música. No âmbito das parcerias de setor, em 2011, a consultora everis Portugal SA juntou-se à Orquestra de Câmara Portuguesa, para o desenvolvimento de um plano estratégico de gestão e em 2012 assistimos à adesão da PwC e ao aprofundamento da relação com o Município de Oeiras.

/
Contactos:
Rua Almeida Garrett, 21
2795-012 Linda a Velha
(+351) 214 180 785 / (+351) 913 211 999
info@ocp.org.pt

/
Mais informações:
www.ocp.org.pt
www.facebook.com/OrquestraCamaraPortuguesa/?ref=hl