Pé de Vento - Colectivo de Animação Teatral, C.R.L.

Teatro
Pé de Vento - Colectivo de Animação Teatral, C.R.L.
Norte

"História do Sábio fechado na sua Biblioteca"

Pé de Vento

/
Área artística: Teatro
Tipo de entidade: Criação
Região: Norte (exerce predominantemente a sua atividade no Porto)
Início da atividade profissional continuada: 1978
Direção artística: João Luiz

/
Historial: 
Toda a trajetória artística supõe diversos percursos e etapas. Em 1978, quando o grupo de teatro Pé de Vento iniciou a sua caminhada, sabia onde queria chegar, embora desconhecesse as encruzilhadas e os obstáculos que teria de ultrapassar. Com efeito, foi em fevereiro desse ano que se iniciou a longa caminhada que faz do Pé de Vento uma das companhias profissionais de teatro mais antigas e em atividade na cidade do Porto. Desde a sua fundação que o Pé de Vento alicerçou a sua direção artística num núcleo impulsionador, constituído pelo encenador João Luiz e pela dramaturgista Maria João Reynaud, a que se vieram juntar o escritor Manuel António Pina – autor representado desde os primeiros espetáculos – e, um pouco mais tarde, Álvaro Magalhães e Teresa Rita Lopes. Recentemente, juntámos ao repertório de autores portugueses, Gonçalo M. Tavares. O percurso estético, esse foi sendo construído a par e passo, clarificando-se espetáculo a espetáculo. O Projeto do Pé de Vento, pensado para privilegiar o público infanto-juvenil, pautou-se, desde o início, pela fixação de critérios estéticos bem definidos e por uma constante exigência de rigor e profissionalismo. A identidade artística da Companhia resulta de opções claras, decorrentes de uma conceção de teatro onde o texto tem um papel fulcral. Muitos foram os textos encomendados a vários autores que depois de encenados, foram editados. A criação de correntes regulares de públicos fez com que nos empenhássemos na edificação de uma sala de espetáculos própria, um dos últimos objetivos delineados quando da fundação em 1978.
Em 1995 Pé de Vento celebrou, com a Junta de Freguesia de Aldoar, um Protocolo de Cedência de Instalações, que lhe permitiu abrir ao público, em 1996, o Teatro da Vilarinha. Com a edificação deste espaço a companhia conseguiu manter as correntes de público que tinha anteriormente atraído, e foi fidelizando novos públicos, tanto para os seus espetáculos, como para os espetáculos de dança, de música e de teatro que recebe em regime de acolhimento. O facto de praticar este tipo de programação, tem contribuído para o cruzamento dos públicos, assim como para a assiduidade e a frequência regular de uma boa parte dos espetadores. Desde então, Pé de Vento não só alcançou a estabilização das suas correntes de públicos, como conseguiu alargar a área de influência geográfica do Teatro da Vilarinha para além da Área Metropolitana do Porto.
A sala de espetáculos constitui, assim, o instrumento fundamental e imprescindível para o desenvolvimento da atividade permanente da companhia. A concretização desta atividade tem sido possível graças ao empenho e ao profissionalismo de dezenas de criadores e de técnicos que, ao longo de três décadas, integraram a companhia e
contribuíram para a afirmação do projeto estético e artístico do Pé de Vento. Nos 25 anos da companhia, comemorados em 2003, a Câmara Municipal do Porto atribuiu ao Pé de Vento a Medalha de Mérito – Grau Prata.

/
Contactos:
Rua da Vilarinha, 1386
4100-513 Porto
(+351) 226 108 924 / (+351) 917 518 791
geral@pedevento.pt

/
Mais informações:
www.pedevento.pt
www.facebook.com/P%C3%A9-De-Vento-Teatro-1443586959282453/