Teatro do Vestido Associação Cultural

Teatro
Teatro do Vestido Associação Cultural
Lisboa e vale do Tejo

©Susana Paiva

Teatro do Vestido

/
Área artística: Teatro
Tipo de entidade: Criação
Região: Área Metropolitana de Lisboa (exerce predominantemente atividade em Lisboa)
Início da atividade profissional continuada 2001
Direção artística: Joana Craveiro

/
Historial: 
O Teatro do Vestido é um coletivo teatral fundado em 2001, que realizou até momento mais de 40 criações e diversas outras iniciativas de partilha dos seus métodos de criação. O trabalho da companhia pauta-se pela pesquisa e experimentação, bem como pelo desenvolvimento de uma dramaturgia original, com base em diversos pontos de partida. Caracteriza-se ainda por uma forte relação com espaços de apresentação variados, tanto em contextos urbanos quanto rurais, bem como com o desenvolvimento de iniciativas que visam a criação de uma comunidade de espetadores atentos e implicados na reflexão acerca da realidade. A companhia trabalha em colaboração, com direção artística de Joana Craveiro. Em 2012, o Teatro do Vestido recebeu uma menção honrosa atribuída pela APCT – Associação Portuguesa de Críticos de Teatro por “uma atividade aberta a todas as formas de arte, atenta a todos os cidadãos e curiosa de tudo o
que se passa no mundo em que as pessoas vivem”.
1. COLABORAÇÃO E DRAMATURGIA
O trabalho do Teatro do Vestido pauta-se pela criação de uma dramaturgia original, escrita em colaboração ou assinada por Joana Craveiro. Procura-se que os intérpretes sejam cocriadores dos seus materiais e trabalhem em estreita colaboração uns com os outros e com Joana Craveiro, na criação dos espetáculos. O plano de atividades da companhia segue uma organização temática, que procura dar resposta a questões prementes da atualidade, bem como resgatar autores cuja escrita não é necessariamente dramática e, a partir deles, falar essencialmente sobre a realidade. O Teatro do Vestido procura também colaborar com um leque variado de criadores exteriores à estrutura da companhia, enriquecendo assim o seu vocabulário e metodologias nestas trocas e encontros.
2. MEMÓRIA E DIMENSÃO POLÍTICA
A companhia trabalha desde sempre a temática da memória, e a sua relação com a sociedade e com a vida de cada um, fazendo do seu teatro um misto de autobiografia e profunda reflexão sobre a realidade envolvente. A companhia tem vindo também, e cada vez mais, a tentar definir e redefinir aquilo que significa fazer um trabalho político hoje.
3. ESPAÇO
A relação com o espaço foi sempre também uma das bases de trabalho do Teatro do Vestido. Tendo apresentado peças em lugares tão díspares quanto caves de um hospital psiquiátrico, um lagar de azeite, um monte alentejano, uma estufa, ruas de várias cidades, um palacete, casas particulares e alguns palcos também, o Teatro do Vestido trabalha com, para e a partir do espaço.
4. COMUNIDADE
A relação com a comunidade é também um dos aspetos centrais do trabalho do Teatro do Vestido. Desde sempre, realizaram espetáculos nos quais incluíram a recolha de histórias, os encontros e as investigações que empreenderam em torno de localidades, de pessoas, de bairros. Desde o princípio da história do Teatro do Vestido, sentem que essa é não só uma afinidade, como uma verdadeira vocação do seu trabalho e das suas metodologias.

/
Contactos:
Rua Dr. Rafael Duque, 23 - 1º Esq
1500-249 Lisboa
(+351) 918 388 878
geral@teatrodovestido.org

/
Mais informações:
www.teatrodovestido.org
https://pt-pt.facebook.com/TeatroDoVestido/