Sond'Ar-te Electric Ensemble - associação cultural

Música
Sond'Ar-te Electric Ensemble - associação cultural
Lisboa e vale do Tejo

Solistas Sond'Ar-te Electric Ensemble - Concerto

Sond'Ar-te Electric Ensemble

/
Área artística: Música
Tipo de entidade: Mista
Região: Área Metropolitana de Lisboa (exerce predominantemente atividade em Lisboa)
Início da atividade profissional continuada: 2007
Direção artística: Miguel Azguime e Pedro Neves

/
Historial:
Inovação, Revelação, Excelência técnica e artística, Novas tecnologias ligadas à Criação Musical, Formação de novos públicos, Circulação e promoção da criação artística nacional, Formação e Incentivo a novos intérpretes e compositores. Fundado em julho de 2007, o Sond'Ar-te Electric Ensemble é uma proposta totalmente inovadora no panorama musical europeu contemporâneo na medida em que conjuga de forma estruturante os instrumentos acústicos com os meios eletrónicos. Ao elevadíssimo padrão de qualidade dos músicos que integram este ensemble vem associar-se a tecnologia musical de ponta que ao longo de muitos anos de investigação e experiência tem sido desenvolvida pela Miso Music Portugal no Miso Studio. Paralelamente ao desenvolvimento e à interpretação de um novo repertório, o Sond'Ar-te Electric Ensemble assenta também a sua prática no importante repertório da música do século XX com a interpretação de algumas das obras emblemáticas que atravessam a história musical do século passado. Refira-se ainda, como ponto central da atividade do Sond’Ar-te Electric Ensemble o programa de encomendas de novas obras musicais, o concurso internacional de composição, o forum para jovens compositores, o desenvolvimento de projetos "New Op-Era" e ainda diversos projetos pedagógicos e de sensibilização de novos públicos. O Sond'Ar-te Electric Ensemble estreou-se em 2007; tendo realizado, desde a sua estreia, múltiplas apresentações, Lisboa (CCB), Porto (Casa da Música), Coimbra, Leiria, Guimarães, Galiza (digressão), Varsóvia (Festival Outono de Varsóvia), Paris, Berlim, Bilbao (Museu Guggeheim), Cuenca, Toulouse, Londres (Festival City of London), Açores, Tóquio, Seul...
Extratos de algumas críticas:
"O Sond'Ar-te conquistou pela convicção das interpretações e pelo empenho e elevado nível técnico dos músicos. Pedro Amaral conquistou pela sua direção discreta, inequívoca e eficaz. (...) Deseja-se que o Sond'Ar-te se assuma como mais uma referência europeia no campo da arte musical contemporânea".
Diana Ferreira in Público (20-09-2007)
"... uma apresentação pujante pelo the Sond'Ar-te Electric Ensemble."
in The Times, Londres (Julho 2010)
"A prestação de Frances Lynch's [em (ThS)inking Survival Kit de Miguel Azguime] - ... foi um tour de force e o Sond'Ar-te Electric Ensemble sob a direção de Jean-Sébastien Béreau, impressionante"
in The Evening Standard, Londres (Julho 2010)

/
Contactos:
Rua do Douro n.º 92 - 1.º, Rebelva
2785-806 São Domingos de Rana
(+351) 213 620 382
sondarte@sondarte.com

/
Mais informações:
www.sondarte.com
www.facebook.com/sondarteelectricensemble/