A Tarumba - Teatro de Marionetas

Teatro
A Tarumba - Teatro de Marionetas
Lisboa e vale do Tejo

"Cabaret de Insectos" / © Alípio Padilha

Tarumba

/
Área artística: Teatro
Atividade: Criação e Programação
Região: Lisboa 
Direção artística: Luís Vieira e Rute Ribeiro
Início da atividade profissional continuada: 1996

/
Atividades regulares:
FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas

/
Historial: 

(Pel'A Tarumba)

A Tarumba foi criada em 1993 por elementos ligados a diversas áreas artísticas, que tinham em comum o amor pela arte das marionetas e a noção da necessidade da sua revitalização no nosso País. Ao longo de 19 anos de atividade, a estrutura tem tido como parceiros a autarquia e várias instituições culturais de Lisboa, como o Teatro Maria Matos, Teatro S. Luiz, Teatro Nacional D. Maria II, Museu da Marioneta, Centro Cultural de Belém, Museu do Oriente, Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros.

No âmbito do seu projeto de promoção e divulgação do Teatro de Marionetas, é responsável pela programação e produção anual do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas-FIMFA Lx, espaço de reflexão artística em torno da arte da Marioneta, laboratório multidisciplinar de referência, que se tem afirmado com as suas 12 edições, como um momento importante em Lisboa, contribuindo positivamente para a promoção internacional do País, que recebeu o Prémio da Crítica de Teatro 2010 pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro.

Desenvolver um trabalho de grande qualidade técnica e artística, para além de uma constante inovação no campo do Teatro de Marionetas, constitui um dos aspetos que tem caracterizado a sua atividade.
Desde 1993 foram encenadas peças de autores como C. Marlowe, F.G. Lorca, Shakespeare, Brecht, entre outros. A qualidade do projeto tem sido admirada, não só em Portugal, mas também internacionalmente, com a participação em vários festivais internacionais. No World Fest. of Puppet Art-Praga obteve o Prémio de Melhor Dramaturgia e nomeação para o de Melhor Manipulação.

A Tarumba desenvolve ateliês experimentais dirigidos a formadores, profissionais do espetáculo ou público infantil, salientando-se os de Teatros de Papel realizados em várias escolas e centros de pedagogia, nacional e internacionalmente.

Em 2010 o Museu da Marioneta realizou uma grande exposição dedicada à companhia: Os Fios d’A Tarumba.
A Tarumba criou um importante acervo artístico, marionetas da companhia, marionetas “históricas”, teatros de papel, originais do séc. XIX e inícios do séc. XX, e biblioteca especializada que se encontram no CAMa-Centro de Artes da Marioneta, o seu espaço de residência e centro de desenvolvimento de projetos em torno desta arte - quer assumir-se como espaço transdisciplinar de cruzamento das várias linguagens artísticas visitadas atualmente pela marioneta.

Em parceria com o Museu da Marioneta e Museu Nacional do Teatro, o CAMa participou cientificamente na exposição sobre Lília da Fonseca e cedeu o seu espólio para a exposição Teatros de Papel:A Arte da Precisão. Presentemente alguns exemplares de teatros de papel estão expostos no Teatro Nacional D. Maria II. No âmbito do seu projeto de formação salienta-se o Projeto Funicular:workshops intensivos dirigidos a profissionais, com participantes de várias nacionalidades, orientados por artistas internacionais de reconhecido mérito.

/
Contactos:
Rua do Sol à Graça 18 rch
1170-365 Lisboa
T. +351 212 427 621
E. atarumba@gmail.com

/
Mais informações:
http://atarumba-teatrodemarionetas.blogspot.pt/
www.facebook.com/atarumba.marionetas/