Academia de Música de Espinho

Música
Academia de Música de Espinho
Norte

© Academia de Música de Espinho

Academia de Música de Espinho

/
Área artística: Música
Atividade: Criação e Programação
Região: Norte (exerce predominantemente atividade em Aveiro)
Direção artística: Alexandre Santos e Sérgio Garcia
Início da atividade profissional continuada: 1961

/
Historial: 

(Pela Academia de Música de Espinho)

Fundada pelo Professor Mário Neves em 1961, com o apoio exemplar e entusiástico do então Presidente da Câmara Eng. Manuel Baptista, numa época de pioneirismo musical a nível de província, a Academia, arrancando com algumas dezenas de alunos e alguns professores, foi-se desenvolvendo no ensino das disciplinas musicais dentro do quadro dos programas oficiais dos
Conservatórios de Música e simultaneamente promovendo concertos e audições. Neste contexto, levou a efeito, desde 1964, os Festivais de Música de Verão que trouxeram até Espinho, pela primeira vez, conceituados artistas e agrupamentos nacionais e estrangeiros, iniciativa que entretanto evoluiu e que constitui hoje o Festival Internacional de Música de Espinho, um dos mais conceituados festivais de música erudita em Portugal.

Em 1989, como entidade promotora, criou a Escola Profissional de Música de Espinho que passou a ministrar dois cursos praticamente inexistentes até então - Prática Orquestral e Percussão - tendo assegurado um papel de grande destaque na formação de instrumentistas em Portugal. Desde 1988 é pedagogicamente responsável pelo programa "Expressão e Educação Musical nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Espinho" que promove em colaboração com a Câmara Municipal de Espinho, iniciativa pioneira a nível nacional e que permite a todas as crianças do 1º ciclo do Ensino Básico o acesso a actividades musicais na escola que frequentam.

A OCE foi constituída em 2005, tendo sucedido à Orquestra da EPME, que surgiu em 1989 como estrutura orquestral da escola. Apresentou até então centenas de concertos, um pouco por todo o país e também no estrangeiro (Alemanha, Escócia, França, Espanha, Brasil). Embora de génese académica, porque acolhe na sua composição os alunos da EPME, a OCE é actualmente uma orquestra semi-profissional, albergando jovens músicos em transição para o mercado de trabalho. Inaugurado em 2006, o AdE assegura anualmente uma produção cultural regular, que assenta em produções próprias, co-produções e acolhimentos nos domínios musical, teatral, da dança e novo circo. Pelo seu contributo em prol da cultura, tornou-se uma referência cultural na cidade de Espinho e na região. Tem como estrutura residente a Orquestra Clássica de Espinho e o Drumming-Grupo de Percussão.

No desenvolvimento das suas actividades, a Academia de Música de Espinho recebe apoios anuais do Ministério da Educação, do Ministério da Cultura e da Câmara Municipal de Espinho. Em 2007 foi-lhe concedida autonomia pedagógica.

/
Atividades regulares:
Festival Internacional de Música de Espinho
Orquestra Clássica de Espinho
Festival Tonalidades

/
Contactos:
Rua 34 - n.º 884
4500-318 Espinho
T. +351 227 341 145
E. auditorio@musica-esp.pt

/
Mais informações:
www.musica-esp.pt