Quarta Parede - Associação de Artes Performativas da Covilhã

Cruzamento disciplinar
Quarta Parede - Associação de Artes Performativas da Covilhã
Centro

"L-O-V-E", de Paula Diogo / Má-Criação, no Festival Y#15 . © Luís Martins

Área artística: Cruzamento disciplinar
Atividade: Mista (criação e programação)
Região: Centro (exerce predominantemente a sua atividade na Covilhã, Castelo Branco)
Direção artística: Rui Sena
Início da atividade profissional continuada: 2002
Iniciativas e ações regulares: Festival Y – festival de artes performativas; 1º Andar - mostra criadores emergentes
 


Historial:
(Pela Quarta Parede)

A Quarta Parede, criada a 21 de outubro de 2002, na Covilhã, é uma estrutura profissional de criação e produção no universo das artes performativas. Organiza, desde 2003, o Festival Y–festival de artes performativas, que privilegia projetos na área dos cruzamentos disciplinares. Entre os participantes salienta: Josef Nadj&Dominique Mercy,Olga Mesa, Rui Horta, Cuqui e María Jerez, Pierre Bastien, Sonia Gómez, Olga Roriz, Filipa Francisco, Co. Paulo Ribeiro, Sergi Fäustino, Vera Mantero, Cláudia Dias, Sónia Baptista, Tânia Carvalho e Patrícia Portela. Destaca as exposições Candeeiros de Emoções (CCB/Jangada de Pedra) e Joan Brossa-Cartells 1975-99 (Fundação Joan Brossa, Barcelona). 

Desde 2005 que se dedica à criação: Stracciatella (2005), Lar doce lar(2006), Os fios que a lã tece (2007), A Disputa (2008, coprodução com Teatro das Beiras), Jardim dos Misarelas (2008, vídeo-instalação, coprodução com A Moagem,
Fundão), Corpo Memória Desperdício (2009, instalação interativa, coprodução com o Departamento Multimédia da UBI, Covilhã), Gota a Gota (2010), Subterrâneos de Alice (2011), Hermafrodita (2011, instalação multi-touch, coprodução com o Departamento Multimédia da UBI, Covilhã) e Entretecer (2012, coprodução com a Pé de Pano). Com estes espetáculos participou, entre outros, no Festival Escrita na Paisagem e na BIME - Bienal Internacional de Marionetas em Évora, Festival
de Teatro da Covilhã, Festival Cale no Fundão, e em teatros como os de: Vila Real, Bragança, Guimarães, Aveiro, Ílhavo, Torres Novas, Torres Vedras e La Fundición-Bilbao. 

Aposta também na formação através de ações artístico-pedagógicas dirigidas a públicos diversos, entre os quais
o público jovem e sénior. Realce para os workshops de fotografia de espetáculo dirigidos por Susana Paiva (2007/08/09) e de arte contemporânea por Magda Henriques (2004/05/09/10).

Organiza em 2013/14 o "Nós-projeto de ação social e artística", laboratórios que envolveram artes performativas, "empowerment" e igualdade de género, dirigidos a estudantes universitárias e mulheres desempregadas, integrado no Programa Cidadania Ativa/Gulbenkian. A programação de criadores residentes na região tem sido uma aposta recorrente: Factor Activo e Kubik na música, Luís Afonso nas artes plásticas e Maria Belo Costa na dança. 

Organiza desde 2009 o 1º Andar–mostra de criadores emergentes, que promove novos criadores no âmbito das artes
performativas, tais como: Ana Madureira, David Marques, Dinis Machado, Elizabete Francisca&Teresa Silva, Joana Barrios, Lander Patrick, Rafaela Salvador, Raquel André&Tiago Cadete e Sofia Dinger. 

Na região colabora com o Teatro Municipal da Guarda, o Cine-Teatro Avenida - Castelo Branco, A Moagem - Fundão, Museu de Lanifícios - Universidade da Beira Interior e Teatro das Beiras - Covilhã, contribuindo significativamente para a presença da arte contemporânea na Beira Interior.

Nestes 15 anos a Quarta Parede organizou 13 edições do Festival Y, 6 do 1º Andar-mostra criadores emergentes, fez 10 criações, num total de cerca de 830 ações para cerca de 30.000 espetadores.

_
Contactos:
Rua Celestino David, Lote 4, R/C Dto.
6200-072 Covilhã
E. qp@quartaparede.pt
T. (+351) 275 335 686
_
Mais informações:
website
facebook

 

 

 


A Quarta Parede é apoiada pela Direção-Geral das Artes no âmbito do Programa de Apoio Sustentado 2020-2021 - Programação