Zaratan - Arte Contemporânea

Artes plásticas
Zaratan - Arte Contemporânea
Lisboa e vale do Tejo

Exposição "Mel da Senhora do Labirinto", de André Sier

Área artística: Artes Plásticas
Atividade: Programação
Região: Área Metropolitana de Lisboa (exerce predominantemente a sua atividade em Lisboa)
Direção artística: Gemma Noris, José Chaves
Início da atividade profissional continuada: 2014
Iniciativas e ações regulares: Programa expositivo Zaratan; Programa de residências Zaratan AIR
 


Historial:
(Pela Zaratan - Arte Contemporânea)

A Zaratan - Arte Contemporânea é uma associação cultural sem fins lucrativos fundada em novembro de 2014 por um grupo de artistas com a intenção de criar condições para a produção, a contemplação, a experimentação e a pesquisa artística em estreita ligação com o contexto específico da cidade de Lisboa.

Com a sua prática, a Zaratan defende uma atitude interdisciplinar que visa promover uma compreensão mais profunda das linguagens artísticas do presente, ao propor novas formas de interagir com artistas e não-artistas.

Os projetos realizados ao longo dos anos trouxeram uma nova forma de contar a evolução da realidade contemporânea, aproximando o público de novas e diferentes possibilidades de aprofundamento e reflexão, estimulando a discussão através das primeiras exposições de artistas emergentes, exposições individuais e coletivas, palestras e tertúlias.

A atitude da Zaratan é a de uma plataforma disponível para os artista mostrarem o seu trabalho em Lisboa e eventualmente noutros lugares, através de itinerâncias que possam surgir a partir de parcerias e intercâmbios com outros espaços da mesma natureza.

Com vista a estimular a criatividade e gerar processos culturais válidos, a Zaratan desenvolve uma programação heterogénea e maioritariamente gratuita de eventos, que paralelamente à agenda de exposições, apresenta video-projeções, concertos, tertúlias, workshops e performances.

Tendo como património os quase cinco anos de existência, a Zaratan assume agora uma posição claramente complementar às galerias comerciais, como associação independente, e pretende continuar a contribuir para a produção, reflexão e divulgação do pensamento e da prática artística contemporânea.

A fim de trocar conhecimento com outros artistas através de práticas criativas, a Zaratan inicia em 2015 a promoção de uma residência artística que oferece espaço de trabalho, possibilidade de exposição e desenvolvimento profissional para artistas internacionais em Lisboa.

Desde o seu início, produzir e publicar múltiplos livros e edições de artista tem sido uma parte importante das atividades da Zaratan, seja para arquivar as programações da associação, como para ajudar a gerar receitas para administrar o espaço.

Em agosto de 2015 inauguramos o Espaço Múltiplo, um pequeno arquivo de edições autoproduzidas que reúne uma grande variedade de publicações experimentais (fanzines, catálogos, posters, cassetes, DVDs, VHS, múltiplos de artista, etc.).

Por meio de experiências e produções compartilhadas, a Zaratan pretende lidar livremente com a difusão de diferentes formatos, linguagens e conteúdos.

_
Contactos:
Rua de São Bento, 432
1250-221 Lisboa
E. info@zaratan.pt
T. (+351) 965 218 382

_
Mais informações:
website
facebook
 


A Zaratan - Arte Contemporânea é apoiada pela Direção-Geral das Artes no âmbito do Programa de Apoio Sustentado 2020-2021 - Programação