Síntese - Grupo de Música Contemporânea

Música
Síntese - Grupo de Música Contemporânea
Centro

Síntese - Grupo de Música Contemporânea


Área artística: Música
Atividade: Mista (Criação e Programação)
Região: Centro (exerce predominantemente a sua atividade Guarda)
Direção artística: Carlos Canhoto
Início da atividade profissional continuada: 2006
Iniciativas e ações regulares: Síntese – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda


Historial:

(Pelo Síntese - Grupo de Música Contemporânea)

O Síntese - Grupo de Música Contemporânea é uma plataforma criativa envolvendo intérpretes em interação com compositores. O seu repertório tem como porto de abrigo as referências clássicas da contemporaneidade musical mas parte à conquista de novos universos sonoros, estimulando nos compositores a criação de nova música, através de novas mestiçagens para timbres tradicionais. É uma plataforma aberta e modulável: do instrumento solo à pequena e pouco ortodoxa orquestra de câmara, todas as hipóteses são possíveis – até a hipótese eletroacústica.

Os músicos lançam o desafio da criação, colocando ao dispor da nova música os instrumentos de expressão que mais dominam. O Síntese tem como epicentro da sua atividade a cidade da Guarda, estendendo-se, contudo, muito para lá das fronteiras desta cidade.

O Síntese GMC teve como impulso inaugural a realização, em 2006, do primeiro Síntese – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda, tendo vindo, desde então, a coorganizar com o Teatro Municipal da Guarda as edições posteriores deste ciclo, nas quais foram estreadas/encomendadas obras aos compositores Sérgio Azevedo, Eduardo Patriarca, Christopher Bochmann, Helder Gonçalves, Amílcar Vasques Dias, José Carlos Sousa, Paulo Vaz de Carvalho, João Delgado, António Chagas Rosa, Duarte Dinis, João Pedro Oliveira, Pedro Amaral e António Pinho Vargas, entre outros. Foram ainda realizadas diversas estreias nacionais, das quais se destaca, em 2006, a estreia nacional do Quartett op. 22, de Webern, bem como a recuperação de obras contemporâneas portuguesas que se haviam quedado pela estreia, de que é exemplo Double, de Constança Capdeville, obra de 1982, apresentada em 2008.

Na história dos diversos Ciclos de Música Contemporânea da Guarda organizados pelo Síntese, contámos já com concertos de grandes músicos e grupos nacionais e internacionais, nomeadamente Próxima Centauri (França), Ensemble 20-21 (Espanha), Les Temps Modernes (França), Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (Portugal), Smash Ensemble (Espanha), Paulo Alvares (Brasil), Jerôme Laran (França), Frauke Aulbert (Alemanha), entre outros.

O Síntese GMC tem como característica inerente essencial o diálogo constante com os compositores portugueses procurando incentivá-los e desafiá-los a criar novas obras, aproveitando o potencial de diversidade tímbrica e instrumental do grupo. Este estímulo é dirigido a compositores de carreira e produção bem estabelecidos, mas também a jovens compositores ainda em construção do seu corpus musical.

O trabalho discográfico ("2010", "Poesis", "Viola Solo e Electrónica", "Shout"), a organização dos Ciclos, o incentivo à criação, a revitalização do património musical contemporâneo português e a colaboração com os músicos mais representativos das grandes linhas da música contemporânea internacional, constituem o núcleo de um trabalho profissional constante e ininterrupto realizado ao longo dos últimos onze anos.

_
Contactos:
Urbanização da Tapada Amarela, Lote 18 - Aldeia do Bispo - GRD
6300-020 Aldeia do Bispo
Guarda
T. (+351) 962 501 769
E. sintesegmc@gmail.com

_
Mais informações:
website
facebook
 


O Síntese - Grupo de Música Contemporânea é apoiado pela Direção-Geral das Artes no âmbito do Programa de Apoio Sustentado 2020-2021 - Programação