Companhia de Dança Contemporânea de Évora

Dança
Companhia de Dança Contemporânea de Évora
Alentejo

CDCE - Lucidez #1.1 - Fotografia de Nuno Madaleno

Área artística: Dança
Atividade: Criação e programação artísticas
Região: Alentejo
Direção artística: Nélia Pinheiro
Ano de início da atividade profissional continuada: 1993
 

HISTORIAL DE ATIVIDADE

Companhia de Dança Contemporânea de Évora - CDCE é uma estrutura artística de criação, programação e formação, na área da Dança Contemporânea, sediada na cidade de Évora, que contribui para a oferta e desenvolvimento culturais em Portugal.

Criada pela coreógrafa e bailarina Nélia Pinheiro, desenvolve desde a sua criação uma actividade continuada, numa lógica de descentralização cultural, com foco no desenvolvimento de uma linguagem coreográfica identitária numa vertente pluriartística, e no cruzamento da Dança Contemporânea com outras áreas artísticas e de pensamento.

A sua actividade centra-se na produção e difusão do trabalho artístico da coreógrafa Nélia Pinheiro a nível nacional e internacional. Esta actividade acolhe, anualmente, criadores associados, através da Criação, Produção, Co-produção, Apresentação de obras e Residências artísticas.

Para além da vertente de criação, a CDCE desenvolve de forma continuada um trabalho de formação artística e de públicos, de inclusão, na aproximação da Dança Contemporânea à Comunidade, e de mediação cultural.

Na programação, o Festival Internacional de Dança Contemporânea – FIDANC e a Black Box, com foco na programação da Dança Contemporânea, promovem a difusão da dança contemporânea portuguesa, o acolhimento de estruturas artísticas e diferentes gerações de criadores, na cidade de Évora.

Na actualidade a CDCE apresenta uma dimensão nacional e internacional, com uma programação artística regular incentivando a criação, a formação e difusão da dança junto dos públicos. Este trabalho de natureza globalizante fomenta a descentralização da dança portuguesa, a promoção de um desenvolvimento cultural integrado, o contributo para o esbater das assimetrias culturais.

O reportório artístico é apresentado anualmente no continente e ilhas, com representação internacional na Espanha; Letónia; Polónia; Itália; Áustria; Índia; Argélia; Dinamarca; África do Sul; Turquia; Tailândia; Geórgia; Israel; Uruguai; Bélgica.

Em 2003 a CDCE recebeu o Prémio Prestígio atribuído pela Revista Mais Alentejo.

A CDCE começou a receber apoio do Estado Português em 1992 (Secretaria de Estado da Cultura), é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura de Portugal desde 1994, e residente na cidade de Évora com o apoio da Câmara Municipal de Évora, desde 1996.

Direção Artística de Nélia Pinheiro

CONTACTOS

Zona Industrial Almeirim Norte, Rua Anibal Tavares, 2
7005-872 Évora
T. +351 266 743 492
E. office@cdce.pt
www.cdce.pt
Facebook
Instagram
YouTube