Sinistra Associação Cultural

Dança
Sinistra Associação Cultural
Lisboa e vale do Tejo

Área Artística: Dança
Atividade: Criação
Região: Lisboa e Vale do Tejo (exerce atividade predominantemente em Sintra)
Início da atividade profissional continuada: março 2015


Sinistra Associação Cultural

A Associação Cultural Sinistra nasce em março de 2015, fundada por Jonas&Lander. Na sua obra coreográfica denota-se uma forte relação com a música. Aquando da estreia de Arrastão (2015), a dupla decidiu elaborar um projeto que tinha como diretrizes a descentralização, a pluralidade de expressões artísticas, um firme rigor na qualidade artística e contrariar a problemática da “turistificação” cultural ligada ao fado. Inaugura-se, então, em junho de 2015, o polo cultural Sinistra. Este espaço contava com uma programação regular composta por noites de Fado e servindo como lugar de confluência de artistas de diversas áreas, criando eventos transdisciplinares onde além de música, também se declamava poesia, exibiam-se excertos de alguns trabalhos de Jonas&Lander e colaborava-se estreitamente com artistas locais com atividade nas áreas de moda e de artes plásticas.

Em 2017, a Sinistra passa a ser a estrutura de representação do trabalho coreográfico de Jonas&Lander, assumindo a produção e difusão internacional do espólio coreográfico da dupla, em apresentações internacionais do espetáculo "Adorabilis", na Coreia do Sul, Itália e Chipre. Em 2018, Jonas&Lander são contemplados com a bolsa de criação e circulação da Rede 5 Sentidos, para o espetáculo "Lento e Largo", com a integração de Patrícia Soares e Ingrida Gerbutaviciute. Entre 2018 e 2019, a Sinistra promoveu espetáculos de Adorabilis com apresentações em Portugal, França e República Checa; dinamizou 2 audições para Lento e Largo, realizou residências artísticas pelo território nacional e internacional, produziu a digressão de "Lento e Largo" pelos teatros parceiros da Rede 5 sentidos e festivais internacionais; produziu a criação e estreia da obra "Coin Operated" no Museu Nacional dos Coches no âmbito da BOCA – Biennial of Contemporary Arts; mediou diversos workshops de Jonas&Lander em território nacional e internacional, bem como um vídeo-dança dirigido por Henrique Pina para uma obra de João Mendes Ribeiro.


Largo de São Sebastião n.º 10, Sintra
E. producao@jonaslander.com


 

 

 


Entidade apoiada pela DGARTES através do Concurso de Apoio a Projetos 2021 – Internacionalização (Projeto “Bate Fado on Tour”)