CCEN - Centro Cultural Emmerico Nunes CRL

Artes plásticas
CCEN - Centro Cultural Emmerico Nunes CRL
Alentejo

Exposição "Estação Vernadsky"

CCEN - Centro Cultural Emmerico Nunes
/
Área artística: Artes Plásticas
Atividade: Criação e programação
Região: Alentejo (exerce predominantemente atividade em Sines, Setúbal)
Direção artística: Maria Isabel Dias Ribeiro da Silva
Ano de início da atividade profissional continuada: 1986

/
Historial de atividade:

Com o contributos de várias personalidades, entre as quais Al Berto (poeta) e Vladimiro Franklin (actor), capazes de imprimir e impulsionar abordagens em áreas muito diversas, o CCEN tem tido na literatura e nas artes dramáticas momentos altos na sua atividade, acompanhadas pelas artes plásticas, música, arqueologia e artesanato local. O ecletismo da acção/intervenção do CCEN constituiu a matriz herdada da sua génese. Ao longo dos 25 anos, o CCEN tem-se afirmado como um pólo cultural aberto aos cidadãos, incentivando-os a ser atores culturais através da figura de "sócio-activo", consagrada nos estatutos. O trabalho de voluntariado desenvolvido, assenta numa permuta que, se quantificada, significaria avultados valores gerados durante os vários anos. 

À participação cultural dos cidadãos, como trave mestra da filosofia do CCEN, junta-se uma política cultural pautada por uma total abertura às diferentes formas de expressão artística. A dinâmica de intervenção cultural do CCEN tem procurado cooperar com diversas instituições públicas e privadas e abarcado diversas áreas (exposições, acções de formação, Workshops/Oficinas, acções de animação,
publicações/edições de catálogos das exposições, espectáculos de música, teatro, cinema e vídeo,
conservação do património, feiras de artes e ofícios e do livro). 

O Plano de Atividades é estruturado em três vertentes e das dinâmicas geradas pelo seu cruzamento: formação, produção e fruição. O maior investimento é nas artes plásticas, em especial na produção contemporânea, em autores consagrados e projetos emergentes. No âmbito da divulgação e produção, o o CCEN tem colaborado com instituições como as Fundações: Gulbenkian, EDP, Júlio Pomar, Mário Soares, a Cultulgest, Centro Português de Fotografia, Ar.Co, Museu da Presidência, editora Assírio & Alvim e as galerias de arte: Módulo, Luís Serpa, Monumental, Alda Cortez, Cristina Guerra, a par de muitas parcerias com artistas individuais ou coletivos. As 17 edições do projeto Verão Arte Contemporânea em Sines, conseguiram integrar os principais artistas plásticos consagrados e emergentes. São igualmente relevantes a quantidade e a diversidade de criadores que o CCEN tem acolhido, numa perspetiva de divulgação e, a partir da década de 90, investindo no fomento à criação de projectos tendencialmente inéditos, resultantes de uma relação com a especificidade do local.

/
Contactos:
Largo do Muro da Praia n.º 1, 7520-151 Sines
T. +351 914 827 713
E. ccemmericonunes@gmail.com

/
Mais informações:
www.ccen.pt
www.facebook.com/CentroCulturalEmmericoNunes/

/
Imagens:
Exposição "Estação Vernadsky"