Praga Associação Cultural

Teatro
Praga Associação Cultural
Lisboa e vale do Tejo

"Romeu & Julieta" / © Alipio Padilha

/
Área artística:
Atividade: criação e programação  
Região: Lisboa 
Início da atividade profissional continuada: 1997
Direção artística: José Maria Vieira Mendes

/
Historial:

(Pelo Teatro Praga)

O Teatro Praga (TP) é um grupo de artistas que trabalham sem encenador e que pretendem sublinhar a irrepetibilidade da prática teatral. São sempre diferentes, estão em constante metamorfose e sujeitam-se a variações imprevisíveis deles próprios. O grupo encontra a
sua diferença e identidade não em perguntas como “O que é que nós fazemos?” ou “O que foi feito antes de nós?”, mas numa vontade e necessidade de se confrontar com as respostas a essas perguntas.
Formado em 1995 e sedeado em Lisboa, colabora regularmente com algumas das mais prestigiadas estruturas culturais em Portugal, tem-se apresentado em festivais e teatros de diversos países europeus (Itália, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Hungria, Eslovénia, Estónia e Dinamarca) e tem ganho alguns dos prémios mais importantes da cena portuguesa (Prémio SPA Autores, Prémio Teatro na Década, Prémio Acarte).
Em 2008, o TP recebeu pela primeira vez um apoio quadrienal da Direção Geral das Artes que se revelou fundamental para a consolidação da sua posição no panorama do teatro contemporâneo português. A apresentação de uma série de espetáculos durante os últimos anos em alguns dos maiores teatros de Portugal (parceiros regulares de Culturgest, CCB (companhia residente em 2009/2010), Teatro Nacional S. João, Teatro S. Luiz, Teatro Maria Matos, Centro Cultural Vila Flor, Teatro Municipal Maria Matos, Teatro Camões, O Espaço do Tempo, Teatro Viriato, DeVIR, entre outros), a importância e o impacto das propostas artísticas, os resultados visíveis da sua internacionalização, o número crescente de encomendas, coproduções e parcerias, tornou possível que o TP se aventurasse em projetos maiores e mais ambiciosos.
O TP sempre tentou não reduzir a sua atividade à apresentação de espetáculos e, assim, tem exercido um trabalho de programação e curadoria bem como organizado palestras e oficinas em
diferentes locais.
A estrutura criativa mudou na temporada 2010-2011, já que cada membro TP começou a desenvolver os seus próprios projetos. O TP atualmente trabalha como uma "federação" de artistas. Este novo formato permitiu ao TP diversificar as suas colaborações e alargá-las para mais áreas artísticas.
A tentativa de internacionalizar o trabalho do TP e incluí-lo nos circuitos europeus com regularidade e persistência tem sido uma prioridade nos mais recentes anos. Um caminho que começou com a participação no projeto europeu "Prospero" (com apresentações em Rennes e Modena) e se prolongou com as colaborações com o Instituto Goethe, o Festival FácYl em Salamanca e a importante ligação vigente ao teatro Bobygny MC93 (Paris) e à estrutura Sommerblut Kulturfestival (Colónia). No futuro, o interesse, em colaborar ou acolher futuros espetáculos do TP, manifestado pelo Barbican Centre em Londres, a Fundação RomaEuropa, o Stadsschouwburg de Amsterdão, o Théâtre de la Ville, o Festival Theaterformen e o teatro Hebbel am Ufer em Berlim revela o sucesso desta aposta da companhia.

/
Contacto:
Rua das Gaivotas 2,
1200-202 Lisboa

/
Mais informações:
www.teatropraga.com
www.facebook.com/teatropraga/​