Passos e Compassos - Associação para a divulgação e desenvolvimento das artes de espectáculo

Dança
Passos e Compassos - Associação para a divulgação e desenvolvimento das artes de espectáculo

Passos e Compassos/ DançArte

/
Área artística: Dança
Tipo de entidade: Mista (criação e programação)
Região: Lisboa e Vale do Tejo (exerce predominantemente atividade no distrito de Setúbal)
Ano de início da atividade profissional continuada: 1995
Direção artística: Sofia Belchior/ António Machado

/
Breve historial: 
Passos e Compassos - Associação para a divulgação e desenvolvimento das artes de espetáculo, criada em 1995, surgiu da vontade de intervir e apresentar soluções culturais no mundo das artes e da expressão artística.
Destaca-se a área da dança, pela DançArte, que desenvolve há 22 anos, um plano de atividades com ações em cinco áreas de atuação. 1996 foi estabelecido um protocolo com a Câmara Municipal de Palmela que definiu o local base para as atividades. Desde 1997, que a estrutura tem tido apoio continuado dos organismos estatais para a cultura, começando por um apoio pontual, depois anual, bianual e quadrianual desde 2005. 
1998 - surgiu o conceito de "ciclo de criações", para o público em geral, baseados numa única temática e com uma evolução notável, tendo o Ciclo IN OUT e o ciclo mM, desenvolvido a interligação da dança, com outras valências artísticas e com património edificado. De referir, algumas interligações com outras entidades artísticas, por via da participação nos espetáculos.
1996 - criou-se uma peça destinada a crianças, a qual teve resultados positivos, permitindo a inserção de uma nova criação para este público, em todos os planos de actividades anuais.
2002 - realizou-se a experiência – dança para bebés – o que provocou alguma estranheza nos meios profissionais da dança, mas que foi acolhido vivamente pelos bebés e respectivas famílias, constituindo até hoje e depois de 5 criações, uma forma muito interessante de oferecer a dança a públicos até ai inexistentes.
2011 - foi lançado um novo desafio na área da criação e cruzamento disciplinar com a dança - dança aérea, que pressupôs formação e investimento específicos, motivando o interesse do público e projetando a companhia noutros patamares.
A par da criação, desenvolveu-se a área da circulação em território nacional. A integração em programas de cariz nacional, como: Rede de Difusão e Território Artes, ou em redes, como: Artemrede, Culturede, Teias e Cal, trouxeram resultados positivos nessa área. No que respeita à internacionalização, registam-se alguns marcos importantes.
A Semana da Dança e o Dia Mundial da Dança, actividades iniciadas em 1997, e programadas em conjunto com a autarquia de Palmela, constituem marcos importantes nos planos de Actividades.
Na área da formação, desenvolvem-se vários projectos com profissionais da dança e de outras áreas artísticas e vários públicos.
De referir, que ao longo dos 22 anos, foram realizadas 44 criações para público geral, 19 para crianças e 8 para bebés.
Conclui-se que os objetivos definidos tem sido alcançados e as experiências vividas tem sido positivas.

/
Atividades regulares:
Semana da Dança

/
Contacto:
R. de Paris, 4
2950-081 Palmela
T. +351 210 853 228
E. geral@passosecompassos.pt

/
Mais informações:
Website: www.passosecompassos.pt
Facebook: www.facebook.com/passoscompassos1 / www.facebook.com/dancArtePalmela
Instagram: www.instagram.com/passoscompassos/?hl=pt
Youtube: www.youtube.com/channel/UCGuYTQ6pzdKNtCOXOpkEzZg