Teatro da Rainha - Associação Republicana da Rainha e Etc.

Teatro
Teatro da Rainha - Associação Republicana da Rainha e Etc.
Centro

"O estranho corpo da obra" / © Paulo Nuno Silva

Teatro da Rainha

/
Área artística: Teatro
Atividade: Criação
Região: Centro (exerce predominantemente atividade em Caldas da Rainha, Leiria)
Direção artística: Fernando Mora Ramos
Início de atividade continuada: 1985

/
Historial de atividade:
O Teatro da Rainha foi fundado em 1985, na Casa de Cultura. Dispondo de um teatro de câmara “experimenta” concretizar um teatro subjetivamente entrosado – cujo motor semântico/sensorial é o jogo de ator - nas invenções das dramaturgias clássica e contemporânea, com atenção para as qualidades da língua portuguesa e para as descobertas estruturais e de humor das escritas do estranhamento e pós brechtianas. O seu mote é valorizar o classicismo das dramaturgias contemporâneas e a contemporaneidade das clássicas, através de formas de criação de sentido teatrais, presenciais, inscritas nestas dramaturgias, segundo o princípio de que a voz é corpo e o corpo é sujeito - teatros do eu, teatros do mundo, um horizonte. Obteve o Prémio da Crítica, da A. P. de Críticos de Teatro, em 1987, pelo conjunto da obra. 
O Teatro da Rainha completa em janeiro de 2018, 33 anos, tendo realizado 78 criações, projetos em vários países (Moçambique em 1995, residência de criação e formação, digressão com Ella aos Estados Unidos - Filadélfia, Newark e Nova Jersey - em 2008 e participou, não sendo um teatro de Estado, no Festival da União dos Teatros da Europa (Piccolo, Berliner, etc.), em 2010, inaugurando um Teatro Estúdio em Cluj. O Teatro da Rainha entrou numa fase decisiva da sua vida: a construção de um edifício teatral, com projeto de Nuno Ribeiro Lopes e da equipa da Rainha, inicia-se em janeiro de 2018, estando já definida, por concurso público, a construtora - a CIP, de Coimbra. Esse edifício é um complexo com sala de ensaios, teatro de ar livre, tendo como espaço nuclear a Caixa Aberta, um espaço-laboratorial amplo e “vazio”, sistema variado de relações cena/sala a
inventar caso a caso que visa uma interacção entre actores e espectadores que estimule um "novo olhar espectador", de autor/ ator.

/
Contactos:
Rua Vitorino Fróis - Largo da Universidade - Edifício 2
2500-208 Caldas da Rainha
+351 262 823 302
geral@teatro-da-rainha.com

/
Mais informações:
www.teatro-da-rainha.com
www.facebook.com/ARRE-Teatro-da-Rainha-195482243798030/
www.youtube.com/channel/UC5H8wj-FEDF-Glp7VjoBh9w
www.instagram.com/teatrodarainha/