GICC - Teatro das Beiras

Teatro
GICC - Teatro das Beiras
Centro

"Ilha dos Escravos" / © Paulo Nuno Silva

Teatro das Beiras

/
Área artística: Teatro
Tipo de entidade: Criação
Região: Centro (exerce predominantemente atividade na Covilhã, Castelo Branco)
Início da atividade profissional continuada: 1994
Direção artística: Fernando Sena

/
Historial de atividade: 
Criado em 1974 na Covilhã, o Teatro das Beiras é companhia profissional desde 1994. Os 23 anos de vida profissional, provam a importância da nossa estrutura na região, a qual sempre
contou com o apoio do Ministério da Cultura. Nesta breve síntese, não é possível traçar, mesmo em termos muito gerais, a biografia do Teatro das Beiras.
Os dados estatísticos apesar de francamente positivos em número de criações (+ de 60), de espetáculos apresentados (+ de 2.500) e do aumento muito significativo de públicos de todas as idades, não traduzem tudo aquilo que tem sido a ação da Companhia como contributo no plano formativo dos públicos e na sua sensibilização cultural.
O trabalho regular com o público e com escolas da região, cumpre uma missão de serviço público na democratização do acesso aos bens culturais, mantendo um projeto ativo envolvendo
uma equipe que tem oscilado entre os 10 e 15 profissionais.
O número de espetadores no nosso Auditório, permite que a Companhia faça uma exploração de 2 a 3 semanas por cada nova criação, realizando 5 espetáculos por semana. Num território como a Beira Interior, com profundas assimetrias culturais, esta persistente ação do Teatro das Beiras significa uma atenção primordial, centrada no Teatro, à promoção cultural das populações da região.
O reconhecimento do trabalho efetuado pela Companhia está patente não só nos vários Protocolos assinados com diversas autarquias, mas também pelo número de espetáculos realizados nos vários concelhos que compõem esta região (mais de 1.500), numa presença insubstituível para a materialização de direitos culturais.
O Teatro das Beiras, apesar de ser um projeto de descentralização teatral para a Beira Interior, mostra as suas produções em todo o País, tendo realizado quase 1.000 representações em cerca de 140 concelhos e participado em muitos dos Festivais de Teatro Portugueses.
Ao longo destes anos foram realizadas coproduções com o Teatro Nacional D.Maria II,CENDREV,ACERT,Teatro do Montemuro e Quarta Parede.
Organizamos desde 1980, o Festival de Teatro da Covilhã, no qual já participaram a maioria das companhias de teatro portuguesas e muitas estrangeiras.
Temos acolhido no nosso espaço companhias e projetos de teatro, música e também literatura,poesia,exposições plásticas.
Desde 2000,cedemos o nosso espaço para a realização de residências artísticas e espetáculos organizados por outras estruturas.
Ao longo dos últimos 23 anos, foram organizadas várias ações de formação, na área técnica e na formação do ator pelos profissionais Francisco Leal, César Fortes, Luís Mouro, Joana Pitta Gróz.
Apesar da maioria destas ações terem sido dirigidas a profissionais,foram realizados workshops dirigidos aos grupos amadores.
Internacionalmente, a Companhia participou em Festivais e realizou apresentações em Espanha e França. Desde 2015 o Teatro das Beiras participa no Circuito Ibérico de Artes Cénicas do qual é membro fundador. Em 2015 foi-lhe atribuída a Medalha de Prata do Município da Covilhã.

/
Contactos:
Travessa da Trapa, 2
6200-216 Covilhã
+351 275 336 163
geral@teatrodasbeiras.pt

/
Mais informações:
www.teatrodasbeiras.pt