Acert - Associação Cultural e Recreativa de Tondela

Cruzamento disciplinar
Acert - Associação Cultural e Recreativa de Tondela
Centro

"Sentada no escuro", pelo Trigo Limpo teatro ACERT

Trigo Limpo Teatro ACERT

/
Área artística: Cruzamentos disciplinares
Tipo de entidade: Mista (Criação e Programação)
Região: Centro (exerce predominantemente atividade em Tondela, Viseu)
Início da atividade profissional continuada: 1989

/
Historial:
A ACERT – Associação Cultural e Recreativa de Tondela foi criada em 1979 e constituída por
escritura a 28 de março de 1980, tendo os seus estatutos sido publicados no DR a 23 de Maio do mesmo ano. Orientou-se, desde o momento inicial, pelo desafio de fomentar a criação artística, circulação de espectáculos, formação e organização de acontecimentos culturais no interior do país. Este conjunto de acções, pluridisciplinar na sua essência e comunitário no objectivo de impulsionar uma cidadania activa, reflecte uma ampliação significativa da dimensão estritamente teatral subjacente à Companhia que, em 1976, estivera na origem da Associação: o Trigo Limpo. Os diferentes locais onde a ACERT desenvolveu a sua actividade são um indicador consistente do crescimento e implementação do projecto. Se as primeiras iniciativas decorreram em coletividades e espaços particulares, 1984 marcou a transição para um centro de produção e dinamização cultural, construído no antigo hospital. Esta etapa, aliada à qualidade do trabalho efetuado, culminou no reconhecimento da ACERT como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública por Despacho do Primeiro-Ministro de 14 de Fevereiro de 1988 e publicado no DR a 27 do mesmo mês. Em 1987 realizou um O Curso de Animadores Socioculturais realizado em 1987
desempenhou um papel preponderante no processo de profissionalização do Trigo Limpo teatro ACERT que recebeu o 1º apoio pontual da SEC em 1992 e apoio regular para a criação desde1993.
Em 1994 deu-se um novo ponto de viragem com a transformação da velha Esc. Preparatória no Novo Ciclo ACERT. Cofinanciada pela Autarquia tondelense e a SEC, a obra abriu em definitivo em 1999 – ano em que se celebrou igualmente a assinatura do primeiro protocolo com o Ministério da Cultura para apoio à programação. Dispondo de uma organização espacial polivalente, a actual sede oferece uma programação regular e assume-se como um importante pólo de fixação de públicos e rede de circulação cultural. Estas características proporcionam ainda condições optimizadas para a actividade artística do Trigo Limpo que, com quase cem produções e parcerias em projectos nacionais e internacionais – sobretudo no espaço lusófono – tem vindo a gizar uma vasta rede de itinerância no país e no estrangeiro.
O percurso da ACERT pode definir-se através de QUATRO traços fulcrais: a PLURIDISCIPLINARIDADE da actuação, (teatro, cinema, música, desporto, entre outras); o EXPERIMENTALISMO E INOVAÇÃO, transversais às iniciativas da ACERT em geral e do Trigo Limpo em particular; a DIMENSÃO FORMATIVA transdisciplinar, alicerçada na promoção de oficinas, projectos e ligação a estabelecimentos de ensino e organizações socioculturais; e o ASSOCIATIVISMO, estimulado através de inúmeras iniciativas de cidadania participativa. Todas estas características concorrem para que a ACERT se assuma actualmente como fator de desenvolvimento da região onde se insere e ponto de referência no panorama artístico português.

/
Contactos:
Rua Dr. Ricardo Mota, 14
3460-613 Tondela
geral@acert.pt / trigolimpo@acert.pt
232814400 / 969012953

/
Mais informações:
www.acert.pt
www.facebook.com/acert.pt/