AL KANTARA - Associação Cultural

Cruzamento disciplinar
AL KANTARA - Associação Cultural
Lisboa e vale do Tejo

Estúdio Alkantara / © Cláudia Varejão 

Alkantara

/
Área artística: Cruzamentos disciplinares
Região: Área Metropolitana de Lisboa (exerce predominantemente atividade em Lisboa)
Direção artística: Thomas Walgrave
Início da atividade profissional continuada: 1995

Alkantara é uma associação cultural sem fins lucrativos sediada em Lisboa.
O Alkantara acredita que as visões e pesquisas singulares de artistas podem contribuir para reflexões comuns e para o desenvolvimento de sociedades mais abertas, justas e atentas. Promove a experimentação artística e os debates contemporâneos.
Os projetos desenvolvidos pelo Alkantara têm como ponto de partida práticas nas artes performativas - dança, teatro e performance - que se cruzam com outras áreas artísticas e de conhecimento, e proporcionam diálogos e relações com diferentes discursos e contextos contemporâneos.

Breve histórico

A associação Alkantara dá continuidade ao trabalho do projeto Danças na Cidade, fundado pela bailarina Mónica Lapa (1965-2001) em 1993.
Danças na Cidade começou como uma plataforma de dança com a missão de tornar visível o trabalho da primeira geração de artistas de dança contemporânea em Portugal. Rapidamente a plataforma Danças na Cidade evoluiu para um festival de dança de escala internacional.
Em 2005 Danças na Cidade passa a Alkantara, abrindo a possibilidade de integrar projetos nas restantes disciplinas das artes performatives e aprofundando parcerias com as principais salas de espetáculos de Lisboa. Alkantara, do árabe al kantara, significa ‘ponte’, assumindo como objetivo a criação de pontes entre artistas, públicos, culturas e formas de arte.
Paralelamente ao desenvolvimento do festival Danças na Cidade (1993-2002), e do Alkantara Festival (2006-), na associação Alkantara (e antes como Danças na Cidade) desenvolveu-se um importante trabalho em projetos com parcerias internacionais. Através destes projetos promoveram-se encontros entre artistas para partilha artística e criação colaborativa, e coproduziram-se e apresentaram-se espetáculos em diversos países.
De 2006 a 2018, o Alkantara Festival acontece em formato bienial, ocupando três semanas nos mês de maio e junho.
A partir de 2007, a associação é responsável também pela dinamização do edifício no nº 99 da Calçada Marquês de Abrantes, cedido pela Câmara Municipal de Lisboa. O Espaço Alkantara propõe um projeto regular de residências, portas abertas e encontros internacionais.
A partir de 2020, o Alkantara Festival acontece anualmente no mês de novembro.
 

/
Contacto:
Calçada Marquês de Abrantes n.º 99
1200-718 Lisboa
+351 213 152 267 / +351 915 194 001
susana@alkantara.pt

 

/
Mais informações:
www.alkantara.pt
www.facebook.com/alkantaralx/
www.instagram.com/alkantaralisboa/