Artistas Unidos - Produção e Realização de Cinema, Teatro e Outros Espectáculos Artísticos, Lda.

Teatro
Artistas Unidos - Produção e Realização de Cinema, Teatro e Outros Espectáculos Artísticos, Lda.
Lisboa e vale do Tejo

"Jardim Zoológico de Vidro" de Tennessee Williams

Artistas Unidos

/
Área artística: Teatro
Tipo de entidade: Criação
Região: Área Metropolitana de Lisboa (exerce predominantemente atividade em Lisboa)
Início da atividade profissional continuada: 1996
Direção artística: Jorge Silva Melo

/
Historial: 
Os Artistas Unidos nasceram, em 1995, da produção de António, Um Rapaz de Lisboa e do filme António Palolo. Até hoje, estrearam mais de 120 criações a partir de textos contemporâneos, a maioria inéditos em Portugal. Entre 2000 a 2003, estiveram instalados n A Capital/Teatro Paulo Claro, espaço cedido pela Câmara Municipal de Lisboa. Nesse período, revelaram: S.Kane, G.Motton, J. Fosse, D.Harrower, M.O’Rowe, X.Durringer, S.Scimone; J.S.Melo, J.M.Vieira Mendes, R.G.Lopes e F.L.Parreira; e alguns clássicos da modernidade: Melville, Kleist, Kafka, Beckett, Pinter. Com o fecho compulsivo d'A Capital, os AU mudaram-se para o Teatro Taborda, onde estiveram até junho de 2005. Ali revelaram os Presniakov, A.Neilson, D.Enia, Lagarce, A.Celestini, F.Paravidino. A partir de 2005, após renunciarem ao Taborda, apresentaram-se regularmente no CCB, TNDMII, Culturgest, Teatro Municipal Joaquim Benite, Instituto Franco-Português, Malaposta e em digressão (média: 30 sessões/ano) e pelo estrangeiro (Alemanha, Brasil, Espanha e Noruega, numa relação profícua com o Det Apne de Oslo). Entre 2006 e 2008, estiveram no Convento das Mónicas. E revelaram J. Mayorga, A.Tarantino, E. Walsh,, J.Halle, ou prolongaram o trabalho sobre outros (G.Rijnders e Vieira Mendes).
Desde outubro de 2011, os Artistas Unidos estão instalados no Teatro da Politécnica, tendo estreado 7 espetáculos próprios, 3 acolhimentos e 4 exposições. 
Há um particular cuidado com a edição e a formação (de tradutores, produtores, técnicos e autores), e com a permanente circulação de textos. Entre 2008 e 2012 houve um acordo com a Antena Dois para a gravação e difusão de textos. Desde 2003 publicam a Coleção Livrinhos de Teatro que disponibilizou até agora mais de 150 textos de autores contemporâneos, nacionais ou estrangeiros. Para além dos espetáculos, os AU produzem filmes e organizam exposições de artistas plásticos.

/
Contactos:
Rua Artilharia Um, 22 - 1º Dto
1250-040 Lisboa
+351 213 916 750 / +351 963 448 931
artistasunidos@artistasunidos.pt

/
Mais informações:
www.artistasunidos.pt
www.facebook.com/Artistas-Unidos