Associação Cão Solteiro - Produção e Realização de Espectáculos e Ideias

Teatro
Associação Cão Solteiro - Produção e Realização de Espectáculos e Ideias
Lisboa e vale do Tejo

"Antológica", Cão Solteiro & Vasco Araújo, 2014 (coprodução: Cão Solteiro, Maria Matos Teatro Municipal e Centro Cultural Vila Flor)

Cão Solteiro

/
Área artística: Teatro
Tipo de entidade: Criação
Região: Área Metropolitana de Lisboa (exerce predominantemente atividade em Lisboa)
Início da atividade profissional continuada: 1998
Direção artística: Paula Sá Nogueira

/
Historial: 

O coletivo que viria a constituir o projeto Cão Solteiro reuniu-se na década de 90, com o propósito de criar uma plataforma criativa com uma perspetiva transformadora no plano artístico, organizacional e de produção.
Vinte anos depois esta plataforma integra um grupo de artistas que aqui desenvolvem projetos em que diferentes disciplinas se confrontam na prática performativa e propõem uma reflexão artística abrangente.
Por meio dos projetos desenvolvidos, estabeleceu-se um processo de trabalho que analisa os modos de construção do espetáculo e os modos pelos quais é percecionado pelo público. Questiona-se antes de mais a pertinência formal e sociológica do teatro, e a natureza das suas regras estruturais. Valoriza-se fortemente a construção visual, que define uma estética própria, reconhecida como única no panorama teatral português. Utilizam-se como estratégias de criação a instalação – na relação que cada espetáculo estabelece com o lugar arquitetónico e simbólico do teatro -, a intertextualidade – no cruzamento de referências cinematográficas,
literárias, e pictóricas –, e a efetiva transdisciplinaridade – na prática de uma linguagem que reflete sobre o indivíduo e o mundo, e o modo como se correlacionam no plano ético, social e político contemporâneo.
Neste percurso foi absolutamente determinante o trabalho desenvolvido, entre 1997 e 2007, com
Nuno Carinhas. 
Com uma longa prática de trabalho em espaços alternativos, o Cão Solteiro tem vindo a integrar com regularidade a programação do Teatro Maria Matos e da Culturgest o que lhe permitiu ampliar a escala dos projetos bem como estabelecer novas redes de público. Ao longo do tempo tem trabalhado em regime de coprodução com as mais prestigiadas instituições do país, entre as quais a F. C.Gulbenkian, CCB, Centro Cultural Vila Flor, Teatro Viriato, Teatro Académico Gil Vicente, Teatro Rivoli, Fundação EDP, Fundação Paula Rego. Participou nos festivais Materiais Diversos e Escrita na Paisagem, e por diversas vezes na PT-Plataforma
Portuguesa de Artes Performativas. Apresentou, até à data, espectáculos em França e Inglaterra.
Em 2007 os membros da direcção adquiriram o espaço o onde a companhia está atualmente sediada e onde passou a desenvolver uma programação que dá especial relevância ao acolhimento de companhias e criadores emergentes e ao cruzamento de formatos disciplinares.
O Cão Solteiro é uma estrutura associada do Festival Temps D'Images, colabora regularmente com O Espaço do Tempo, estando ainda associado a várias instituições de ensino, onde faz palestras no âmbito da sua atividade. 
Tem uma edição regular de dramaturgia contemporânea e ensaios gráficos através das séries Cadernos de Textos e cadernos de Imagens, distribuídas pela livraria Stet, em Lisboa.
Produziu até à data 40 espetáculos de teatro que criaram um público regular e influenciaram decisivamente a maneira de pensar da novíssima geração artística.

/
Contactos:
R. Poço dos Negros n.º 120
1200-243 Lisboa
caosolteiro@gmail.com
+351 919 306 875

/
Mais informações:
www.caosolteiro.blogspot.com
http://cvcompanhia.blogspot.pt/
www.facebook.com/caosolteiroteatro/