Associação Cultural Desportiva e Recreativa do Fôjo

Teatro
Associação Cultural Desportiva e Recreativa do Fôjo
Centro

"Contos de Baco"

Teatro do Montemuro

/
Área artística: Teatro
Tipo de entidade: Criação
Região: Centro (exerce predominantemente atividade em Castro Daire, Viseu)
Início da atividade profissional continuada: 1995
Direção artística: Eduardo Manuel Rodrigues Correia

/
Historial: 
O teatro do Montemuro iniciou a sua atividade em 1990, trabalhando de uma forma experimental até 1995. A ausência de atividades culturais, a falta de oportunidades e o inconformismo foram algumas das razões que levaram um grupo de jovens a investir a sua energia num projeto que lhes permitiria fixarem-se na sua terra. Hoje a pequena aldeia de Campo Benfeito "encravada" entre os montes, tornou-se um local de referência na criação, difusão e programação artística. A existência do Teatro do Montemuro situado num lugar inóspito entre caminhos que serpenteiam a serra do Montemuro veio dinamizar a região, descentralizar as artes e proporcionar a estas gentes uma oferta cultural de qualidade. O Teatro do Montemuro assume-se por obrigação e vocação uma companhia itinerante, que investe os seus recursos humanos e técnicos na circulação das suas produções artísticas. A diversidade dos locais de apresentação e a heterogeneidade do publico obrigam que toda a criação seja pensada com este pressuposto.
Acreditamos que é possível apresentar espetáculos com a mesma qualidade artística em teatros Nacionais, escolas ou espaços comunitários de aldeias beirãs. A companhia continua apostar na criação de textos originais contemporâneos, inspirando-se nas mais variadas situações da atualidade. Tudo acontece num processo coletivo que une autores, encenadores, cenógrafos, atores, músicos e é desta forma democrática que nascem os espectáculos. 
O texto tem uma função fundamental, somos em primeiro lugar contadores de histórias. A linha narrativa é a espinha dorsal do nosso trabalho, mas a palavra não é a única linguagem dos nossos projetos artísticos, continuamos a apostar em cenários, musica, figurinos, luz, som e nas diferentes técnicas teatrais. Tudo faz parte de uma linguagem aparentemente complexa e absurda, mas no final permite que o objeto artístico fale para diferentes públicos com a mesma voz. Uma das referências que distingue o Teatro do Montemuro é a originalidade e autenticidade dos seus espetáculos. O trabalho dos seus atores assenta particularmente na sinceridade na emoção e na fisicalidade. A identidade artística foi sendo criada com base nas vivências rurais, mas principalmente através da partilha humana que desde o inicio a companhia promove. São colaboradores que contribuíram decisivamente para o crescimento a todos os níveis.
Colaboradores esses que se deslocam de vários pontos do mundo, com maior incidência oriundos do Reino Unido para transmitirem as suas linhas artísticas em prol da diversidade criativa . 
O teatro do Montemuro assenta numa equipa permanente de seis pessoas. É uma estrutura sólida que investe as suas energias e os seus recursos na criação, apresentação e divulgação de novas obras artísticas. A autonomia dos seus agentes permite que o teatro do Montemuro responda a novos desafios dinamizando a sua atividade, proporcionando mais e melhor oferta, mantendo os princípios básicos de serviço publico.

/
Contactos:
TR. Principal 1 Campo Benfeito
3600-371 Gosende, Castro Daire
t.montemuro@gmail.com
+351 254 689 352 / +351 919 518 393

/
Mais informações:
www.teatromontemuro.com
www.facebook.com/teatrodomontemuro