Associação Cultural ESTE - Estação Teatral da Beira Interior

Teatro
Associação Cultural ESTE - Estação Teatral da Beira Interior
Centro

"BambaVambaWamba"

ESTE - Estação Teatral

/
Área artística: Teatro
Tipo de entidade: Criação
Região: Centro (exerce predominantemente atividade no Fundão, Castelo Branco)
Início da atividade profissional continuada: 2004
Direção artística: Nuno Pino Custódio

/
Historial: 

Na génese da Estação Teatral, em 2004, está a complementaridade de dois impulsos motores que, em sinergia, desembocam na compatibilidade entre (1) a pesquisa de uma "Ideia de Teatro", num movimento sem fronteiras, e (2) o diálogo em cumplicidade com a "Comunidade" do seu contexto: a Beira Interior. Se por um lado o percurso já consolidado de Nuno Pino Custódio via na concretização de uma estrutura as condições adequadas para uma intervenção assente em projetos, buscando outra acuidade com uma sistematização de práticas e saberes em equipa (ao invés do compromisso mais circunstancial relativo às suas criações), por outro, havia um coletivo de profissionais que identificava a premência de um "Projeto" que dotasse uma região isolada com ações consequentes e que transcendessem a natureza de "companhia de reportório" ou de "sala de espetáculos". 

"Mãe preta", primeira criação, inscreve já todo um ADN que se repercute até hoje, ora nos ensinamentos de ferramentas do antigo, como a "Máscara", ora na inspiração em teatros tradicionais/populares, como a manipulação de marionetas, ora ainda na dimensão de um "Teatro Total" dada pela prática dos contadores de
histórias, ora, finalmente, pela perspetiva que faz imanar a arte da "Encenação" como o centro da escrita, numa autonomia proporcionada por uma "Dramaturgia do Ver" onde texto escrito é contemporâneo do ensaio. 
Também porque uma peça se desenvolve a partir de diálogos encetados com públicos específicos, ao mesmo tempo em que se busca um relacionamento "por camadas" junto de espetadores com tipificações sociais e culturais distintas, como foi o caso do projeto-piloto “Uma história para continuar..." que trabalhou com toda a comunidade escolar do Concelho do Fundão ao longo de quase quinze anos e imanou versões para a programação principal. No regresso ao "Antigo", está o relançamento de um teatro "Hodierno", reintrepretando estruturas, fora desse circuito fechado onde a prática é não raro a "tradição de uma tradição". Peças como "Pax Romana" (2006), "A verdadeira história da Tomada do Carvalhal" (2007), "Cozinheiros" (2009), "Volfrâmio" (2011), "A entrada do rei" (2014) ou, mais recentemente, "Terra sonâmbula" (2015) inscreveram-se justamente em princípios éticos/estéticos que não apenas desembocaram numa corrente de público muito expressiva mas consolidaram uma rede de itinerância pelo território nacional, hoje, património inestimável que alarga o futuro. COMPANHIA DE PROJETOS que imanam objetos próprios, numa relação "Ver-Fazer" em continua progressão, as formas de contacto foram sempre transversais. Fosse o Festival TeatroAgosto ou os Ciclos Dramatúrgicos ou o contacto com as escolas e as suas próprias "Classes". 

A ESTE já atuou em Espanha, Alemanha, Cabo Verde e Brasil, frequentemente complementando os trabalhos com oficinas em torno da metodologia no campo da formação do actor que vem desenvolvendo. Não descorando a Região Autómona dos Açores. Medalha de Mérito Cultural pelo edil da sua cidade em 2013.

/
Contactos:
Apartado 259
6230-909 Fundão
+351 275 772 499 / +351 963 859 394
esteteatro@gmail.com

/
Mais informações:
www.esteteatro.com
www.facebook.com/pg/esteteatro/