Associação Cultural Materiais Diversos

Dança
Associação Cultural Materiais Diversos
Centro

Em criação: "A Menor Língua do Mundo", uma produção Materiais Diversos com direção de Alex Cassal e Paula Diogo
 

Materiais Diversos

/
Área artística: Dança
Tipo de entidade: Mista
Região: Centro (exerce predominantemente atividade em Alcanena, Santarém)
Início da atividade profissional continuada: 2003
Direção artística: Elisabete Paiva

/
Historial: 

Materiais Diversos é uma associação cultural sem fins lucrativos que incentiva a investigação e experimentação artísticas. Tem como missão atrair e sensibilizar múltiplos públicos para as artes performativas, com especial enfoque na dança contemporânea.

Apoia a criação e a difusão de projetos associados, programa e promove em parceria com vários municípios do país espetáculos, ações de formação e de mediação, residências artísticas e técnicas. Organiza o Festival Materiais Diversos, um projeto pioneiro na promoção do acesso à criação e descentralização artística, que desde 2009 leva a populações e palcos fora dos grandes centros urbanos uma seleção cuidada de projetos nas áreas da dança, teatro e música, assinados por jovens criadores e artistas consagrados, portugueses e estrangeiros.
A Associação Materiais Diversos integra a REDE – Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea nacional e é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes, e pelos municípios de Alcanena e Cartaxo.

Eixos de atuação:

1 | Projetos Associados
Materiais Diversos investe numa equipa fixa profissionalizada que cobre a produção, prospeção, difusão, comunicação, relações públicas e administração dos projetos associados dos artistas Filipa Francisco, Marcelo Evelin e Raquel André.

2 | Festival Materiais Diversos
Cumprindo em 2017 a sua nona edição, o Festival Materiais Diversos catapultou uma região com pouca atividade artística profissional para o mapa cultural do país e do mundo, contribuindo para o desenvolvimento cultural, social e económico da região, em parceria com a comunidade local. Somando 100 dias de programação, 790 artistas e perto de 53.000 pessoas de público, num total de 90% de taxa de ocupação em espetáculos, o evento é uma referência incontornável no circuito de festivais de artes performativas.

3 | Programação
Em parceria com os Municípios de Alcanena e do Cartaxo, a Associação Materiais Diversos marca presença regular na região do Médio Tejo e Lezíria, através da programação de espetáculos de dança e teatro, projetos de serviço educativo e de um programa de residências artísticas e técnicas.

/
Contactos:
Rua Cardal de S. José, n.º 71 - 2.º
1150-089 Lisboa
+351 966 374 388 / +351 966 374 388

/
Mais informações:
www.materiaisdiversos.com
www.facebook.com/search/top/?q=materiais%20diversos