Associação de Cursos Internacionais de Música de Óbidos

Cruzamento disciplinar
Associação de Cursos Internacionais de Música de Óbidos
Centro

ACIM
/
Área artística: Cruzamentos disciplinares
Tipo de entidade: Mista
Região: Centro (exerce predominantemente atividade em Leiria, Óbidos)
Início da atividade profissional continuada: 1996
Direção artística: Maria Fassbender

/
Historial: 

A Associação de Cursos Internacionais de Música – Casa da Barbacam (ACIM), foi fundada em 1996, com sede em Óbidos, e constituída como uma associação sem fins lucrativos. Os objetivos a longo prazo que presidiram à sua constituição basearam-se na criação em Portugal de um núcleo de atividades artístico-culturais de renome internacional que aposte na qualidade e na continuidade das iniciativas tomadas, sublinhando a importância do elemento internacional na formação de jovens músicos. Refira-se, desde logo, que a Câmara Municipal de Óbidos atribuiu em 2005, por decisão unanime da sua composição, a Medalha de Mérito
Municipal à ACIM pela realização da SIPO, pelo seu alto valor cultural e pelo impacto que este evento tem provocado na imagem e no desenvolvimento do concelho. 

A SIPO visa trazer a Portugal, e mais concretamente à vila de Óbidos, local de valor histórico mundialmente reconhecido, músicos de renome internacional num encontro com jovens estudantes de música.
Assim, a SIPO é atualmente um dos eventos musicais mais destacados do nosso país, com largas repercussões a nível internacional. A primeira edição da Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO) teve lugar em agosto de 1996. Ao longo destes anos, sem interrupção, a SIPO tem acolhido em Óbidos grandes personalidades do mundo da música e jovens estudantes vindos do mundo inteiro para um encontro com os estudantes portugueses.

A finalidade destes encontros é o de aperfeiçoamento dos conhecimentos musicais de todos os participantes através dum trabalho estimulante e intenso com grandes mestres. Durante dez dias de julho/ agosto, as personalidades que constituem aquele núcleo dedicam-se ao ensino de estudantes, os quais participam de todos os cursos, podendo frequentar sessões práticas com mais de um professor. Pretende-se assim, que os estudantes obtenham o máximo aproveitamento pedagógico devido à diversificação dos métodos de ensino dos vários mestresprofessores.

Os cursos - abertos a estudantes que frequentam escolas de música em todo o mundo, funcionam num sistema rotativo. Por motivos logísticos o número dos participantes é limitado a quarenta, facto este que permite um intenso aproveitamento. Estes encontros, tanto pela sua qualidade pedagógica como pela sua diversidade, têm contribuído em grande escala para o desenvolvimento profissional dos jovens músicos, entre eles um grande número de portugueses, que neles têm participado. A par das masterclasses e dos concertos, há exposições de artes plásticsa e conferências por entidades da cultura.

/
Contactos:
Rua do Castelo, 8
2510-051 Óbidos
+351 965 086 451 / +351 965 086 451
pianobidos@gmail.com / luis.f.sabino@gmail.com

/
Mais informações:
www.pianobidos.org
www.facebook.com/pianobidos