Associação Internacional de Música da Costa do Estoril

Música
Associação Internacional de Música da Costa do Estoril
Lisboa e vale do Tejo

"Semanas de Música do Estoril 2005"

Área artística: Música
Tipo de entidade: Mista (Criação e Programação)
Região: Área Metropolitana de Lisboa (exerce predominantemente atividade em Cascais, Lisboa)
Ínício da atividade profissional continuada: 1981
Direção artística: Prof. José Antonio Piñeiro Nagy
 


Historial:
Pela Associação Internacional de Música da Costa do Estoril

A Associação Internacional de Música da Costa do Estoril foi fundada em 1981 com o objetivo de organizar, gerir e promover os Cursos Internacionais de Música do Estoril e o Festival do Estoril, até essa data da responsabilidade da Junta de Turismo da Costa do Estoril. Assumiu, entre outros objetivos, o compromisso de concluir o Projeto de Reestruturação dos Cursos Internacionais elaborado em 1974, estimular outras fontes de receita, nomeadamente no setor empresarial onde foi precursora nesta área. Promoveu a integração do festival na European Festivals Association e um conjunto de sucessivas iniciativas que culminaram em 2001 com a criação das Semanas de Música do Estoril através da fusão dos cursos internacionais, festival e Concurso de Interpretação do Estoril (criado em 1990).

Após esta fusão, foram criados o projeto Mare Nostrum e os Encontros Nova Geração de Compositores do Mediterrâneo que em 2010 deram origem ao projecto europeu MusMA (Music Masters on Air). Desde a sua criação em 1962, milhares de alunos de todos os continentes participaram nos cursos internacionais. Desde 1975 o festival proporcionou a presença de cerca de doze mil artistas procedentes de mais de 60 países de todos os continentes. O seu ecletismo tem permitido a promoção de valores artístico emergentes, apresentando em 37 anos cerca de quatrocentas obras em estreia e várias dezenas de jovens músicos. Nos últimos anos apresentou 52 compositores da nova geração provenientes de diversas partes do globo. Do mesmo modo, o concurso tem contribuído para a difusão dos mais promissores valores nacionais da atualidade. Único representante de Portugal na European Festivals Association desde 1983, o seu prestígio tem sido reconhecido em progressão ascendente, quer através da organização no Estoril das Assembleias-Gerais da EFA em 1985 e 1998, quer pela eleição sucessiva do seu diretor artístico para o Executive Board (1997-2005) e de novo reeleito em 2008 com mandato até 2013 e o reconhecimento da Comissão Europeia.

Em 1982 promove em conjunto com a Câmara Municipal de Sintra o relançamento do extinto Festival de Sintra. Em 1985 recebe da Câmara Municipal de Cascais a Medalha de Mérito Municipal. Em 2005 organiza a exposição 30 Anos. Memórias do Festival do Estoril, inaugurada pelo Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, que na ocasião concede a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique ao Prof. Piñeiro Nagy, e faz a edição de uma brochura altamente documentada e 5 CDs sobre o seu arquivo sonoro.

No âmbito do desenvolvimento da AIMCE, são criados em 1990 os Pequenos Cantores do Estoril e promove a criação da Orquestra de Câmara de Cascais, hoje Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Sob sua proposta a Câmara Municipal de Cascais inicia em 1995 à construção do Auditório Parque Palmela, inaugurado em 1997.

_
Contactos:
Galerias Estoril, Rua de Lisboa nº 5 Loja 12
2765-240 Estoril
+351 214 660 081 / +351 919 440 028
rm@festorilisbon.com

_
Mais informações:
www.festorilisbon.com

 

 

 

 

 


A Associação Internacional de Música da Costa do Estoril é apoiada pela Direção-Geral das Artes no âmbito do Programa de Apoio Sustentado 2020-2021 - Programação.