Associação Lendias d'Encantar

Teatro
Associação Lendias d'Encantar
Alentejo

Lendias d'Encantar

/
Área artística: Teatro
Tipo de entidade: Mista (Criação e Programação)
Região:  Alentejo (exerce predominantemente atividade em Beja)
Início da atividade profissional continuada: 1998
Direção artística: António Revez

/
Historial: 
A LdE foi fundada em Beja em 1998 como companhia profissional de teatro, mas o seu trabalho tem sido feito em diversas frentes. Não só a da criação e produção de espectáculos de teatro, mas também na formação, na dinamização e programação cultural da região. A LdE tem desenvolvido a sua actividade principalmente na região onde se insere, mas também, por todo o território nacional. Fora do país, a Lendias d’Encantar já se apresentou na Venezuela, Canadá, Espanha, Cuba, Nicarágua, Colômbia, Brasil, República Dominicana, Argentina, Costa Rica, Honduras e México.
A LdE tem procurado desde sempre manter-se atualizada no repertório escolhido, atenta às dramaturgias emergentes e contemporâneas e tem vindo notoriamente a evoluir na sua área, afirmando-se no panorama teatral português. Aposta na diversidade dos trabalhos apresentados, na escolha cuidada de dramaturgos, encenadores e atores e na sua formação.
Paralelamente a LdE tem desenvolvido um trabalho insistente e profundo no que diz respeito à formação de novos públicos, nomeadamente através da formação teatral, quer na expressão dramática aplicada às faixas etárias mais jovens, quer através de ações de formação para adultos onde aborda o trabalho do ator.
A LdE entende o teatro como a forma de arte privilegiada para intervir socialmente - quer como local de denúncia dos problemas sociais, quer como forma de intervenção direta junto de comunidades excluídas socialmente. Por isso, tem-se associado a várias entidades no sentido de levar a cabo trabalhos de formação com essas comunidades.
Entre outubro de 2011 e junho de 2017 a LdE abraçou um novo desafio, abrindo as portas de uma casa emblemática de Beja, assumindo-a como um novo espaço cultural da cidade. A capital do baixo Alentejo passou a ser o centro da programação cultural alternativa, dinâmica e eclética. Por ali passaram concertos, poesia, cinema, conferências, exposições de arte,e claro, teatro. O espaço "Os Infantes" permitiu também à estrutura tornar real a organização de um festival internacional de teatro. O FITA – Festival Internacional de Teatro do Alentejo nasceu em 2014 e contou com a presença de cerca de meia centena de artistas (atores, músicos, encenadores, autores, etc). Desde então, o FITA tem vindo a afirmar-se no panorama nacional e internacional de festivais internacionais, tendo, ao longo das suas quatro edições, apresentado em várias cidades e vilas do Alentejo, mais de 150 peças do mundo iberoamericano.
Atualmente, a LdE integra a REDELAE – Red Euro-Latinoamericana de Festivales, com o FITA, sendo o único representante português de entre os 26 festivais que integram a rede. Em 2016 assina a entrada do festival para o CTL (Corredores Latino Americanos de Teatro), a par de outros 25 Festivais Iberoamericanos.

/
Contactos:
Rua Luís de Camões, Casa da Cultura
7800-508 Beja
lendiasdencantar@gmail.com
+351 960 159 674

/
Mais informações:
www.facebook.com/lendias.dencantar/
http://lendiasdencantar.blogspot.pt/