Associação Luzlinar

Artes plásticas
Associação Luzlinar
Centro

"Projeto Pontes" (Bosque Quercus no Campus Jardim das Pedras, 2017)

Luzlinar

/
Área artística: Artes plásticas
Tipo de entidade: Mista
Região: Centro (Trancoso, Guarda)
Direção artística: João Castro Silva

/
Historial: 
(Pela Luzlinar)
A Associação Luzlinar, constituída em 2004, é uma instituição cultural sem fins lucrativos, com sede no Feital (Trancoso), tendo como propósito a promoção e divulgação das artes plásticas e performativas, cinema, desenvolver projetos no âmbito da arte experimental, colaborar com instituições que persigam os mesmos fins, criar espaços e formas de cooperação interinstitucional e contribuir para o estudo e divulgação do património cultural local e regional. A sua criação surge da necessidade de continuar o trabalho que a escultora Maria Lino vinha desenvolvendo desde 1995, com realização do primeiro Simpósio Internacional de Artes do Feital.
Desde então e apenas com apoios pontuais da Fundação Gulbenkian, da DRCC e do Município, desenvolveu um trabalho continuado de criação e promoção das artes plásticas e performativas, com particular destaque para a realização das várias edições do SIAF, Residências e Laboratórios de Criação Colectiva, para além de inúmeras oficinas e edições em diferentes suportes.
A partir de 2009, com apoios mais regulares do Município e da Direção-Geral das Artes, foi possível projetar e desenvolver um plano de atividades consistente e regular, cujo principal objetivo consiste em estabelecer uma ligação efetiva entre a comunidade, a escola e a universidade, num programa que passa fundamentalmente por projetos com artistas em residência, programa educativo integrado, por parcerias de âmbito regional e nacional, envolvendo as componentes de documentação e investigação, mas também exposições, encontros, seminários, conferências e edições.
A concretização deste programa permitiu a participação de docentes e discentes de 4 universidades, implementar um programa envolvendo a totalidade das crianças do então Agrupamento de Escolas de V. F. das Naves, bem como parcerias com entidades tão diversas como o Museu dos Lanifícios (UBI), Parq. Arq. V. do Côa, TMG ou IELT (UNL), FBAUL ou Kunstverein Roderhof (D), entre outros.
Neste contexto, para além das Edições do Simpósio Internacional, destacamos a residência Materializar o Vazio, que deu origem à exposição Pedra Corpo, inaugurada no âmbito das Jornadas Europeias do Património – Património e Arte Contemporânea, a convite da Direção Regional da Cultura, onde foi reconhecida unanimemente a importância deste projecto cultural.
Em 2010, iniciámos um ciclo de seminários internacionais - Encontros Cinematográficos - por onde passaram mais de 70 cineastas, críticos e teóricos de todo mundo.
Em 2014, lançámos um novo projeto – Projeto Pontes – apoiado pela Direção-Geral das Artes e municípios do Fundão e Trancoso, desenvolvendo projetos designadamente no eixo Fundão – Trancoso, onde promove inúmeras atividades. No primeiro ano envolveu 92 atividades em que participaram 2.295 pessoas, das quais 926 crianças e jovens.
Em 2016, iniciámos um novo projeto – Campus Jardim das Pedras – situado na Serra do Feital (Trancoso) onde pretendemos desenvolver e concentrar uma parte significativa das actividades.

/
Contactos:
Rua Azul, Atelier "Temos Tempo"
6240-361 Feital
+351 271 881 245 / +351 934 242 828
geral@luzlinar.org

/
Mais informações:
www.luzlinar.org
www.facebook.com/associacaoluzlinar/