"Catre" - Esculturas de Nico Nubiola está patente na Galeria ACERT (programação "no ciclo") até 21 de janeiro

Artes visuais
"Catre" - Esculturas de Nico Nubiola está patente na Galeria ACERT (programação "no ciclo") até 21 de janeiro

"Catre" é um mural escultórico portátil de medidas variáveis. A exposição, de Nico Nubiola, pode ser vista na Galeria ACERT, em Tondela, até 21 de janeiro de 2018. A entrada é gratuita.

"Catre é uma imensa cama escultórica e fragmentada, um grande mural de lençóis e corpos, uma cama-mundo poética e contaminada, uma metáfora do mar que nos toca viver, onde os panos-ondas sustentam o desconcerto da nossa própria existência; o trapo com que lavamos a nossa auto-destruição; finalmente, coincidimos com o nosso próprio lixo no mesmo catre onde pretendemos descansar; impossível fugir desta dura realidade; o resultado da nossa tentativa não consegue melhorar a nossa vida; a pele ferida no edredão; a nossa (ir)responsabilidade acusa-nos; o nosso destino, está escrito?" (Nico Nubiola)

/
Algumas reflexões de Nico Nubiola sobre o seu trabalho:
"A liguagem do corpo contém uma espécie de mistério, um segredo denso e quase inesgotável que não tem nada que ver com a anatomia. O relevo interessa-me especialmente, porque se alimenta da perspetiva, que é um atributo do desenho que não existe na escultura e que traz um elemento de distorsão que me parece muito rico e expressivo. Suponho que o ritmo que me é imposto pelo talhar da madeira coincide de um modo muito exato com o meu ritmo mental, e por isso acabou por ser o meu meio habitual. A policromia com lápis de cor traz uma certa vibração muito natural. É uma técnica muito económica, que descobri por acaso, e que tem uma lógica esmagadora".

/
Locais, datas e horários:
6 de dezembro de 2017 a 21 de janeiro de 2018
Galeria ACERT
Tondela

/
Mais informações:
www.acert.pt