MARGEM de Victor Hugo Pontes - Estreia

Teatro
MARGEM de Victor Hugo Pontes - Estreia
ESTREIA - 27 de janeiro no CCB

manuel roberto

Margem tem como inspiração o romance de 1937 de Jorge Amado, Capitães de Areia, que retrata um grupo de crianças e adolescentes abandonados que vivem nas ruas de São Salvador da Baía, roubando para comer, e dormindo num trapiche – um armazém onde, como uma espécie de família, se protegem uns aos outros e sobrevivem a um dia de cada vez. Oitenta anos depois da publicação do livro, interessa-me sobretudo questionar quem são os novos capitães de areia, inspirando-me na realidade social destas crianças, e consciente de que nem sempre há finais felizes.
Quem são estas pessoas que são colocadas à margem, e quando é que essa marginalização começa? Na casa de partida da vida, temos todos as mesmas hipóteses ou alguns partem para a luta já em défice? Há formas de quebrar isso? Quais? A sério? De certeza? Será realmente admirável o mundo novo que conseguimos construir com todos os nossos ideais de igualdade para todos?
Numa ideia de teatro documental, e em colaboração com Joana Craveiro, este projecto será alicerçado num trabalho junto de jovens que foram privados do ensino, da alimentação, de carinho, de um pai, de uma mãe, jovens que cometeram crimes, jovens que partiram em défice ou que se viram em défice por razões que muitas vezes lhes são alheias. Jovens e crianças que, não obstante, continuam a lutar pela sua liberdade, e, nalguns casos, para inverter o tabuleiro do jogo – o tal onde, lado a lado, na casa de partida, já éramos diferentes uns dos outros, como uma fatalidade.

/
Ficha artísitica:
Direcção: Victor Hugo Pontes
Texto: Joana Craveiro
Cenografia: F. Ribeiro
Direcção técnica e desenho de luz: Wilma Moutinho
Interpretação: Alexandre Tavares, André Cabral, David Costa, Hugo Fidalgo, João Nunes Monteiro, José Santos, Magnum Soares, Marco Tavares, Nara Gonçalves, Rui Pedro Silva e Vicente Campos 
Estagiário: João Filipe Abreu
Consultoria artística: Madalena Alfaia
Direcção de Produção: Joana Ventura
Co-produção: Nome Próprio, Centro Cultural de Belém / Fábrica das Artes e Teatro Aveirense

/
Locais, Datas e Horários de apresentação: 
Centro Cultural de Belém, Lisboa
27 Janeiro , 21h00
28 Janeiro, 16h00
30, 31 Janeiro e 1 Fevereiro, 11h00

/
Mais informação em:
http://www.nomeproprio.pt