CIAJG - Encontros para Além da História

Cruzamento disciplinar
CIAJG - Encontros para Além da História
O Nascimento da Arte (d'après Georges Bataille)

© Pedro Tropa

Nesta sexta edição dos Encontros para além da História reunem-se autores de vários campos do conhecimento e formas de expressão artística para, em torno do livro de Georges Bataille, O Nascimento da Arte, refletir sobre o exercício de uma arte sem tempo, sem geografia e para além da História. Com os Encontros temos vindo a desconstruir os protocolos e os formatos de instâncias como a conferência ou a exposição, expandindo as possibilidades performativas, poéticas e políticas do encontro enquanto momento único de partilha, de escuta e de reflexão.

Os Encontros para além da História tomam e prolongam o nome da exposição inaugural do CIAJG, que mais do que um título era o mote conceptual que deu origem ao Centro. São encontros de caráter anual que criámos no seio do programa conceptual e curatorial do CIAJG como forma de expandir e de mapear as forças, a potência, mas também os limites, as transgressões e as fragilidades da nossa ação, em suma, uma instância onde promovemos o debate crítico em torno de questões operantes do CIAJG. É decisivo inscrevermos na nossa programação um espaço de retorno crítico sobre a nossa própria atividade, sobretudo porque baseamos a nossa programação em áreas de fronteira e em temas sensíveis, potencialmente fraturantes. A partir do momento em que pomos em causa a integridade de territórios disciplinares, princípios históricos ou em que lidamos com objetos carregados de significados que vão bem para lá da dimensão estética, como é por exemplo o caso da coleção de arte tribal africana, que convoca obviamente a questão da memória do colonialismo e de tantas problemáticas a ela associadas, é judicioso inscrever na nossa atividade os mecanismos críticos e auto-críticos que a possam balizar e sustentar.
(...)
Nuno Faria
(curador)

Consulte aqui o programa completo.

//
Com:
Eglantina Monteiro
Mariana Caló & Francisco Queimadela
Pedro Tropa
Francisco Janes
Mumtazz & António Poppe
Carlos Poças Falcão
Sei Miguel em Trio
Laetitia Morais
António Martinho Baptista
Rui Toscano
João Pedro Vaz

//
Textos de:
Georges Bataille
Jean Genet
Jean-Pierre Bertrand
J.M.G. le Clézio
Nuno Faria
Carlos Poças Falcão 

//
Locais, Datas e Horários de Apresentação:
Sexta, 12 de janeiro | 15h00 -19h00 | CIAJG / Black Box
CIAJG - Centro Internacional das Artes José de Guimarães
Plataforma das Artes e da Criatividade (PAC)
Av. Conde Margaride, 175
4810-535 Guimarães
Tel: 253 424 715

//
Inscrição gratuita | M/12 | Lotação: 100 lugares
A inscrição poderá ser efetuada no CIAJG - Centro Internacional das Artes José de Guimarães ou através do formulário online disponível aqui, que deve ser submetido para o e-mail encontrosparaalemdahistoria@aoficina.pt
Para mais informações: telf. 253 424 715 ou e-mail encontrosparaalemdahistoria@aoficina.pt