SPECTRUM - É a Poeira que Torna o Feixe de Luz Visível

Fotografia
SPECTRUM - É a Poeira que Torna o Feixe de Luz Visível
Centro Cultural Emmerico Nunes em Sines

Com direção de Sofia Silva, a exposição SPECTRUM será inaugurada a 12 de Maio, pelas 17:00 horas, no Centro Cultural Emmerico Nunes em Sines.

"No dia 12 de Maio de 2017 um ciberataque assolou o mundo assinalando, uma vez mais, a potência da técnica. Um ano depois, em Sines, os quatro fotógrafos da HÉLICE apresentam-se ao público numa exposição que, pela primeira vez, coloca em diálogo o modo como a experiência da técnica fotográfica invade o entendimento que fazem do mundo.
No dia 12 de Maio de 2018, Duarte Amaral Netto, João Paulo Serafim, Rodrigo Tavarela Peixoto e Valter Ventura não lançarão um ataque planetário que vise contaminar o terreno fértil e luminoso da cidade de Sines. No entanto, ao reflectir sobre a espessura da luz e sobre a problemática da técnica, a fotografia destes quatro autores pode, caso o observador queira, contaminar os mecanismos da representação fotográfica.
Por meio de vários jogos de experiência e demonstração, as obras apresentadas apontam para duas qualidades nucleares do dispositivo fotográfico: a verdade e a mimese. Através de um trabalho feito a oito mãos, o colectivo HÉLICE apresenta-nos uma proposta artística que se serve dos elementos físico-químicos para questionar o espectro. Pensa-se sobre a latitude da luz mas, sobretudo, sobre o modo como os dispositivos técnicos refractam a percepção que temos da imagem, tornada possível apenas pelos lugares assinalados pelo visível.
De que outra ferramenta técnica precisará o fotógrafo senão da luz?"

- Sofia Silva

Ficha Artística:
Duarte Amaral Netto 
João Paulo Serafim 
Rodrigo Tavarela Peixoto
Valter Ventura

Entidade Promotora: Hélice – Fotógrafos Que Usam a Fotografia

Inauguração: Sábado, 12 de Maio, às 17:00h

Calendário / Horário de funcionamento:
Exposição: 13 de Maio a 30 de Junho
3ª a Domingo / 15:00 às 19:00
VISITAS GUIADAS: 1, 16 E 22 DE JUNHO

Entrada Livre

Contatos: 
Hélice – Fotógrafos que usam a fotografia
helice@helice.pt
967 209 639
www.helice.pt / http://spectrum.helice.pt