Seminário de Música, por Rui Campos Leitão

Música
Seminário de Música, por Rui Campos Leitão
Forum Dança

Nos dias 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de junho, decorre um seminário de música liderado por Rui Campos Leitão, no Forum Dança.

O Seminário de Música tem uma abordagem teórico-prática que pretende fixar os seguintes objetivos: identificar as componentes técnicas elementares da prática musical; ampliar o léxico de termos musicais conhecidos e aplicados; distinguir os principais estilos musicais do passado e dos nossos dias; estimular o raciocínio crítico sobre o universo musical.

Este enquadramento capacita o aluno para investir com autonomia em matéria de Música, na sua dimensão teórica e prática. Confere competências fundamentais ao profissional do meio artístico e conhecimentos úteis a todos os ouvintes que valorizam a importância da reflexão crítica a respeito do Som e da Música, quer no âmbito do desenvolvimento pessoal quer do exercício da cidadania.

"A Música é muito mais do que uma especialidade artística. O seu alcance projeta-se para lá dos conhecimentos técnicos, das funções e dos estilos. Com efeito, a História coloca em evidência a sua relevância em múltiplas vertentes das nossas vidas, implicando os afetos, o pensamento, a espiritualidade, a consciência cívica, o relacionamento interpessoal, as identidades étnicas e sociais, o entretenimento… Numa época em que a paisagem sonora que habitamos está tão saturada de estímulos musicais, impõe-se hoje uma abordagem ecológica, no sentido em que não importa somente aquilo que se ouve, mas também a sua oportunidade e as distintas formas de ouvir. A abrangência do fenómeno musical tornou-se de tal modo ampla que deixou de fazer sentido dizer-se «Eu não sei Música». Ela diz respeito a todos e, quer se queira quer não, obriga ao exercício da reflexão crítica.

Neste sentido, o presente seminário propõe-se enquadrar historicamente algumas das questões que se colocam aos profissionais do setor artístico e que interessam o público em geral. Com recurso ao debate e à documentação escrita, sempre apoiado em registos de áudio e vídeo, explora séculos e geografias sem juízos de gosto. Coloca lado a lado o repertório barroco e as vanguardas experimentalistas do pós-guerra, as valsas oitocentistas e as sonoridades eletrónicas mais recentes, o Fado e o Rock… É uma introdução de fôlego em matéria de Música."

Inscrições: forumdanca@forumdanca.pt

Preço: 135 €

___

Forum Dança – Associação Cultural       
Travessa do Calado 26 B
1170-070 Lisboa

T.:  21 342 89 85 | 925 103 596
forumdanca@forumdanca.pt

www.forumdanca.pt