11 a 16 fevereiro 2019, Braga | "Guelra - Laboratório de Transcriação Coreográfica" / Arte Total

Dança
11 a 16 fevereiro 2019, Braga | "Guelra - Laboratório de Transcriação Coreográfica" / Arte Total

Arte Total apresenta "Guelra – Laboratório de Transcriação Coreográfica", por Sílvia Real, de 11 a 16 de fevereiro, em Braga

"Guelra – Laboratório de Transcriação Coreográfica" é um laboratório transdisciplinar desenvolvido pela Arte Total desde 2012. Este laboratório, que funciona como residência artística, termina com uma apresentação pública, desta vez dirigida por Sílvia Real, a 16 de fevereiro, em Braga.

Muitas pessoas afirmam que não há racismo em Portugal, haverá racismo em Braga? Infelizmente, rapidamente percebi que a cor da minha pele não era indiferente. Sou professora do 1.º ciclo e sei o que é ouvir alguns encarregados de educação comentarem, em surdina, "não pode ser boa professora porque é negra"; "tinha que me sair a preta na rifa"; "fala muito bem para uma pessoa africana". (…) Fui ouvindo estes e outros comentários, sempre calada. Acho que nós, os afrodescendentes, temos tendência a fazer isso. Calamo-nos. Calamo-nos até que aconteça algo que nos faça sentir tão humilhados que nos obriga a reagir. (Ariana Furtado, Público).

/
Sinopse:
(Pela Arte Total)

A recolha de dados étnico-raciais é nacionalmente reivindicada há já vários anos por pessoas e coletivos que lutam contra o racismo estrutural, a discriminação racial e a xenofobia, e é também recomendada por vários organismos internacionais. Este será um passo importante no combate ao racismo e na resposta às desigualdades étnico-raciais na sociedade portuguesa.
O ponto de partida para esta residência será fazer um questionário ligado a este tema a algumas pessoas em Braga. O fluxo da escrita interfere sempre nos processos criativos de Sílvia Real e as palavras são uma espécie de gatilho. O objetivo será tentar trazer à luz a diversidade da população que, por vezes, é invisível aos olhos de uma cidade.
Sílvia Real estudou na London Contemporary Dance School e no Lee Strasberg Institute. Foi intérprete de João Fiadeiro, Vera Mantero, Miguel Pereira, Francisco Camacho e Filipa Francisco. Juntamente com o músico Sérgio Pelágio criou as Produções Real Pelágio e têm apresentado o seu trabalho na Europa, Brasil, Ásia, EUA e África. É coordenadora pedagógica do CFA/Teatro da Voz. É diretora artística do Grupo 23: silêncio!. 

/
Locais, datas e horários:
11 a 16 de fevereiro de 2019 (residência artística)
16 de fevereiro de 2019 (apresentação pública final) 
gnration
Praça Conde de Agrolongo n.º 123
Braga

/
Bilheteira:
Bilheteira online: https://gnration.bol.pt

/
Público:
Classificação etária: maiores de 6 anos

/
Mais informações:
www.gnration.pt/event/guelra-por-silvia-real/