27 março 2019, Lisboa / "Human Entities 2019: James Bridle", pela CADA

Cruzamento disciplinar
27 março 2019, Lisboa / "Human Entities 2019: James Bridle", pela CADA

© Cortesia do British Council

Programa de conversas "Human Entities 2019: James Bridle", pela CADA, no dia 27 de março, na Trienal de Arquitectura de Lisboa. A entrada é livre.

Human Entities 2019 é a 3.ª edição de um programa de 4 conversas públicas focadas na mudança tecnológica e nos seus impactos – nas formas como a tecnologia e a cultura se influenciam mutuamente. 

/
Sinopse:
(Por Sofia Oliveira e Jared Hawkey)

Human Entities é um ciclo de conversas públicas focado na mudança tecnológica e nos seus impactos - nas formas como a tecnologia e a cultura se influenciam mutuamente. 

Poucas tecnologias estimulam tanto a imaginação como aquelas que tentam replicar a mente humana. Desde a Idade Média até à ficção científica moderna, muitos fantasiaram sobre a construção de máquinas vivas. E agora chegaram, de modo completamente diferente, sob a forma de inteligência artificial: como agentes de software, invisíveis, por detrás de um vasto espectro de tecnologias computacionais integradas na vida quotidiana.

Se até há pouco tempo a era digital podia ser simbolizada pelas redes sociais e vídeos de gatinhos, hoje há uma inquietação e uma sensação bastante tangível de que a inteligência artificial está a redefinir todos os aspectos da experiência vivida. Simultaneamente, a utilização destes poderosos sistemas é acompanhada por crescente desigualdade social, múltiplos escândalos da indústria e um reconhecimento cada vez maior de que estas tecnologias estão a minar a democracia, com possíveis consequências para a liberdade individual. Se este cenário beneficia as elites ou, pelo contrário, contribui para o bem público dependerá das escolhas políticas actuais.

Com o passar do tempo, e à medida que a pressão aumenta, a compreensão que as empresas têm da machine intelligence poderá alterar-se de modo a lidar com a complexidade do mundo real. Mas, se não aceitarmos que humanos e máquinas pensam de forma diferente, estamos a limitar as nossas hipóteses de compreender o verdadeiro potencial da inteligência artificial. Talvez o nosso maior ganho com a inteligência artificial seja justamente a possibilidade de nos ajudar a ultrapassar o desejo de replicar a mente humana, oferecendo-nos novas formas de pensar.

Conversa 2: Outras Inteligências
James Bridle 
Artista e escritor 
Passámos as últimas centenas de anos a tentar dominar o mundo com matemática, cálculo, física e tecnologias digitais. Fomos levados a acreditar que o mundo pode ser reduzido a dados – que só os dados interessam. Mas, no entanto, o mundo transborda de vida e os nossos algoritmos parecem incapazes de captar a sua complexidade – a nossa suposta visão lógica do mundo parece conduzir-nos ao medo, desconfiança e polarização, e o colapso cognitivo aparece espelhado no colapso ecológico. Como é que uma diferente compreensão do papel que a tecnologia desempenha no mundo mudaria a nossa relação com o próprio mundo? O artista e escritor James Bridle explorará as questões e possibilidades da inteligência artificial e de outras inteligências a partir do seu próprio trabalho e de novas descobertas na ecologia, biologia e computação.  

James Bridle
James Bridle é um artista e escritor que trabalha com um amplo leque de tecnologias e disciplinas. Os seus trabalhos já foram comissionados por galerias e instituições e exibidos pelo mundo e na internet. Os seus textos sobre literatura, cultura e redes já foram publicados em revistas e jornais incluindo Wired, Domus, Cabinet, the Atlantic, the New Statesman, the Guardian, the Observer, entre muitos outros. Fala regularmente em conferências, universidades e outros eventos. New Dark Age, o seu livro sobre tecnologia, conhecimento e o fim do futuro foi publicado pela Verso (UK & US) em 2018. 

Organização CADA em parceria com a Trienal de Arquitectura de Lisboa  
Financiamento: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes
Apoio: Câmara Municipal de Lisboa, ISCTE-IUL e NOVA LINCS

/
Locais, datas e horários:
27 de março de 2019, das 18h30 às 20h30
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Campo de Santa Clara, 142-145
1100-474 Lisboa

/
Bilheteira:
Entrada livre, mediante registo. Público em geral.

/
Imagem: 
Cortesia do British Council

Imagem banner do evento Human Entities: 2019
Design: Marco Balesteros (LETRA)

/
Contactos:
CADA
Ed. Interpress 
Rua Luz Soriano, 67, 3º, 1200 – 246 Lisboa, Portugal
T. (+351) 213 430 777 / (+351) 934 473 003

/
Mais informações:
www.cada1.net 

/
Links úteis: 
https://jamesbridle.com 
https://twitter.com/jamesbridle 
New Dark Age: Technology and the End of the Future