26 abril a 11 maio 2019, Porto, Matosinhos e Gaia / "DDD OUT Corpo + Cidade", pelo Balleteatro

Dança
26 abril a 11 maio 2019, Porto, Matosinhos e Gaia / "DDD OUT Corpo + Cidade", pelo Balleteatro

© Mariana Amorim 

O Balleteatro apresenta "DDD OUT Corpo + Cidade" no DDD - Festival Dias da Dança, até 11 de maio. O acesso é gratuito

"'Corpo + Cidade' foi criado em 2014, no ano em que o Balleteatro foi habitar o 5.º andar do Edifício AXA a convite da Porto Lazer/Câmara Municipal do Porto. O olhar diário sobre a cidade, a partir dessa nova casa, impulsionou a criação de um Festival para o espaço público. 'Corpo + Cidade' tem como conceito a reinvenção da cidade, possibilitando novas experiências urbanas, cruzando a dança contemporânea, a dança urbana, a performance, o circo e as artes plásticas. Desde 2016, integra a programação do Festival DDD – Dias Da Dança, participando dessa forma num momento de forte celebração da Dança e artes performativas, em três cidades: Porto, Matosinhos e Gaia". (Isabel Barros)

/
Edição 2019
Programa completo

/
Próxima apresentação:
"A terra vai vestindo roupas pretas", de Mariana Amorim, é o próximo evento da edição deste ano, a decorrer no dia 3 de maio, às 18h00, no Convento Corpus Christi, em Gaia.

/
"A terra vai vestindo roupas pretas", de Mariana Amorim
3 de maio de 2019, às 18h00
Convento Corpus Christi, Gaia

"Em A terra vai vestindo roupas pretas pretende-se refletir sobre o estado atual que vivemos. Mudanças galopantes que nos parecem um retrocesso vão emergindo. Mudanças que já deveriam ter ocorrido são adiadas eternamente. Será que o lugar confortável de hoje (2019) é centrado mais na busca pelo coletivo? No sentido do coletivo? Na defesa do coletivo através do individual? Na defesa individual pelo coletivo?  A terra vai vestindo roupas pretas insere-se no projeto de pesquisa Places of Comfort . O projeto Places of Comfort (https://placesofcomfort.jimdo.com ) foi iniciado em 2011, e faz parte de um processo de pesquisa e questionamento focado no lugar, na identidade e na memória. Foi feito um arquivo fotográfico (todas as fotografias tiradas analogicamente) dos mesmos assim como uma listagem de ações que lhes são inerentes. O processo iniciou-se com a ideia de que haveria lugares específicos, onde cada um de nós se sentiria num equilíbrio perfeito, consigo e com o espaço em volta - os lugares confortáveis. O que seriam estes lugares? Seriam iguais para todos? Os meus seriam quais? Seria possível construir um deles?" 

/
Contactos:
Balleteatro
Coliseu Porto Ageas 
Rua de Passos Manuel 137 
4000-385 Porto
T. (+351) 222 038 971 / (+351) 938 076 613 

/
Mais informações:
https://balleteatro.pt/festivais/corpo-cidade/2019/